Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Congressos

Chamada para trabalhos - Conferência SLAS (estudos latino-americanos)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Estudos Latino-Americanos, Geografia

A Conferência Internacional da Society for Latin American Studies (SLAS) acontece nos dias 6 e 7 de Abril, na Universidade de Glasgow. O objetivo da SLAS é construir pontes de comunicação e de intercâmbio intelectual que identifiquem a América Latina como um sujeito e não como um objeto de estudo, estabelecendo assim um processo de compreensão mútua e o intercâmbio intelectual entre a região, o Reino Unido e outros lugares. Os pesquisadores interessados em enviar propostas de painéis e de trabalhos têm até o 21 de outubro.

Ao longo de mais de 50 anos de atividade, a SLAS sempre foi aberta à discussão interdisciplinar sobre a realidade latino-americana, particularmente nas áreas das Ciências Sociais, as Artes e as Humanidades. Investigadores Latino-americanos podem solicitar bolsas de assistência.

Painel Geografias de memória - Conflito, Cultura e Celebração na América Latina

Daniel Willis, pesquisador do University College of London (UCL) Institute of the Americas, convida pesquisadores a enviar artigos para o Painel Geografias de memória - Conflito, Cultura e Celebração na América Latina, organizado por ele. O objetivo é refletir sobre a relação entre espaço, memória e violência na história da América Latina. Especificamente o painel focará nas formas em que a geografia moldou períodos de conflito político no continente e em como a comemoração da violência culturalmente afetou os espaços de violência e as pessoas que lá vivem. Os trabalhos podem ser enviados até 17 de outubro.

Os trabalhos que formarão o painel, e o painel como um todo, terá como objetivo lidar com a noção de uma geografia da memória. Isto pode referir-se as formas em que as memórias de violência política são geograficamente acidentais, moldadas pela topografia variada e fronteiras regionais, ou pelo desenvolvimento socioeconômico irregular dentro do (e às vezes transcendendo) o Estado-nação. O conceito pode referir-se ainda a específicos espaços de memória criados em torno de episódios individuais de violência.

Embora tendo influência dos estudos históricos e geográficos, o painel terá uma abordagem interdisciplinar para explorar a variedade de maneiras em que espaço e geografia têm desempenhado um papel fundamental na construção de identidades étnicas.

Eixos temáticos

  • Em que medida são as identidades indigenistas e étnicas ligadas a pensamentos sobre geografia e experiências de violência?
  • De que forma são espacialmente construídas identidades de gênero?
  • Como o espaço e geografia informam as ideologias de resistência ou movimentos insurgentes?
  • Como locais de violência e espaços de exceção têm sido apropriados pela memória e têm se transformado em locais de memória?
  • Como as formas de violência social são moldadas pelo espaço?
  • Como locais de memória constroem narrativas de violência e que papel a espacialidade tem neste jogo?
  • Quais são as diferenças e semelhanças entre os episódios de violência política e subsequente prática de memória em toda a América Latina?
  • Trabalhos sobre: a política de tráfico de cocaína, a política do espaço nas favelas e barriadas, as memórias de reforma agrária e a questão da terra também são bem-vindos.

Mais informações sobre o painel através do e-mail daniel.willis.13@ucl.ac.uk.

Mais informações sobre a Conferência Internacional da Society for Latin American Studies no site SLAS 2017.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas