Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Chamada para trabalhos: Conferência Cineastas Latino-americanas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Chamada para trabalhos, Cinema, Estudos Latino-Americanos

A Conferência Latin American Women’s Filmmaking acontece no dia 18 de Setembro na University of London. O evento tem como foco contribuir para o contínuo projeto de rever e reescrever a história e a teoria do cinema latino-americano colocando no centro do palco diretoras mulheres. O prazo para envio de resumos vai até 20 de fevereiro.

O encontro faz parte do Programa de eventos organizados pelo Centro de Estudios La Mujer en la Historia de América Latina, no Instituto de Línguas Modernas e Instituto de Estudos Latino-Americanos da Instituição, com participação do Centro de Estudos Visuais ibéricos e latino-americanos.

A conferência vai reunir pesquisadores interessados ​​nas narrativas fílmicas e Processos cinematográficos criadas e conduzidas por mulheres na América Latina, a fim de analisar as contribuições que fizeram à história do cinema da região. Alguns tópicos de especial interesse (mas não exclusivos) :

• Novas interpretações de obras cinematográficas realizadas por mulheres na América Latina;
  • Mulheres,Filmes, Diretoras, Coletivos, produtoras e trabalhadoras cinematográficos em geral, Latino-americanas;
  • Engajamento social e político individual ou coletivo em filmagens femininas;
  •  A expansão do "político" por meio do engajamento por meio da produção audiovisual doméstica e privada de mulheres latino-americanas;
  • O papel e a importância das novas tecnologias e formatos (como o vídeo e o meio digital) no aumento da participação das mulheres na América Latina;
  • A educação popular através do cinema e difusão alternativa de projetos liderados por mulheres;
  • Mulheres cineastas latino-americanas no exílio (político ou econômico);
  • Estratégias transnacionais de cineastas mulheres de financiamento, distribuição e exposição;
  • Divisão sexual do trabalho de produção cinematográfica e tentativas de reparar o desequilíbrio.

Mais informações na página da University of London, na chamada para trabalhos em anexo e no e-mail latamwomendirectors@gmail.com.