Domingo, 19 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Chamada para trabalhos - Conferência anual sobre África da UT Austin

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Chamada para trabalhos, Ciências Sociais, História, Estudos Africanos, Geografia, Migrações, Estudos Afro-Americanos

A 17ª Conferência Anual sobre África da Universidade do Texas em Austin acontece de 31 de março a 2 de Abril de 2017. Esta edição do evento terá como tema Rompendo o legado colonial: Colonialismos e Decolonialismos na África e na Diáspora Africana. Os investigadores interessados em enviar trabalhos têm até 30 de novembro.

Eixo temático:

A colonização ostensiva terminou com a independência oficial dos países africanos e asiáticos no século XX mas  as formas contemporâneas do imperialismo e da globalização continuam a se perpetuar nas desigualdades e as estruturas de poder, epistemologia, subjetividade e visualidade coloniais. As hierarquias intelectuais/político-econômicos/sociais que foram implementadas em primeiro lugar através do colonialismo histórico continuam a reger as experiências de descendentes africanos e afro-indígena, tanto dentro como fora dos Estados-nação. Críticas globais e respostas a colonialismos históricos e contemporâneos assumiram muitos nomes e estratégias teóricas, incluindo, mas não limitados a decoloniais, anti-colonial, pós-colonial, e genealogias de ativismos e pensamentos de origens artísticas, epistêmicas, econômicas e políticas.

O objetivo da Conferência 2017 África é problematizar as estruturas de poder colonial e neo-coloniais históricas e contemporâneas em relação à África e da Diáspora Africana, bem como a (re) imaginar e mapear futuros alternativos tanto dentro como fora dessas matrizes globais de poder e dominação. Assim, convidamos propostas de trabalhos, apresentações de painéis, mesas redondas e trabalhos artísticos/performances que se envolvam criticamente com as constelações globais visíveis e invisíveis, nomeados e não nomeados de colonialismo e neocolonialismo na África e na Diáspora Africana do passado, presente e futuro .

A lista completa de sugestões temáticas e mais informações podem ser acessadas na página da 17ª Conferência Anual sobre África da Universidade do Texas em Austin.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas