Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Chamada para trabalhos: Colóquio Internacional Sindicalismo e trabalho em África

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Africanos, História, Política

O Centro de Estudos Africanos (CEAUP) da Universidade do Porto e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional organizam um colóquio internacional sobre o sindicalismo e o trabalho em África que decorrerá de 29 a 31 Março de 2017 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As propostas poderão ser apresentadas em português, francês ou inglês e ser enviadas até 31 de dezembro.

Eixo temático

A necessidade de discutir e de perspetivar na longa duração o sindicalismo em África parece evidente. Depois de 1945, o aumento dos investimentos em muitos territórios de África criou condições para a formação de uma importante classe trabalhadora e das suas organizações sindicais (apesar da repressão das administrações coloniais). Durante as décadas de 1960 e 1970, em muitos dos novos estados africanos, os sindicatos desempenharam um papel relevante no crescimento e na modernização das respetivas sociedades.

Contudo, nas duas décadas seguintes, a evolução das políticas governamentais dos estados africanos, as recessões induzidas pelo pagamento das dívidas públicas e pela deslocalização dos fluxos de capital travaram o crescimento e o poder emergente das organizações dos trabalhadores africanos. Na segunda metade da década de 1990, deu-se a retoma do investimento externo em África, na qual participam agora em maior escala os capitais dos chamados países emergentes (China, Índia, Brasil, etc.). Contudo a correlação de forças passou a ser, por muitos fatores, menos favorável aos trabalhadores organizados que durante o crescimento dos anos 1950-70.

Que tendências estão hoje em curso? O que poderá permitir às organizações sindicais africanas recuperar a iniciativa na ação reivindicativa, defesa dos direitos laborais e sociais e visão transformadora das sociedades no sentido do progresso e justiça sociais? O Colóquio visa desenvolver os seguintes pontos:

• A história do sindicalismo africano e a necessidade de renovar as problemáticas da pesquisa e as suas metodologias – sistematização das novas fontes de arquivo, fontes orais e monografias entretanto publicadas;
  • As organizações do trabalho africanas face à mobilidade do capital e à intensificação dos investimentos nos recursos minerais e agrícolas de África;
  • O sindicalismo africano e as dificuldades do contexto sociopolítico nas últimas décadas : autonomia sindical, organização sindical, crescimento do sector informal;
  • Os sindicatos africanos e o seu papel na transformação social: participação na sociedade; estruturas do diálogo social; relacionamento do movimento sindical com movimentos sociais e com o movimento cooperativo
  • O sindicalismo africano e as tecnologias da informação: políticas de capacitação dos quadros sindicais e a criação de bases de dados sindicais

Mais informações na página do CEAUP, no edital em anexo ou através do e-mail  ceaupsindicalismocoloquio@gmail.com.