Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Chamada de Comunicações para o Workshop Economia Política da Crise

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, História, Ciências Humanas e Sociais, Economia, Política, Ciência Política

O Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão (CEsA/ISEG) anuncia a chamada de comunicações para um workshop destinado a especialistas e outros analistas interessados, sobre o tema genérico “Economia Política da Crise e Reestruturação Económica: História, Dinâmicas, Implicações e Lições”. O workshop terá lugar em Lisboa, nos dias 12 e 13 de Outubro de 2017. Os resumos das propostas de comunicações deverão ser remetidos até ao dia 31 de maio de 2017.

O workshop terá quatro focos temáticos principais. Primeiro, entender a história e as dinâmicas contemporâneas da crise, semelhanças e diferenças com crises anteriores, semelhanças e diferenças entre economias periféricas em África, Europa, América Latina e Ásia, nomeadamente no que respeita aos canais de comunicação da crise, e a sua relação com processos historicamente específicos de reestruturação do sistema social de acumulação e de intervenção e transformação do Estado e da sua relação com o capital e o trabalho.

Segundo, investigar e debater as implicações sociais, económicas e políticas da crise. Terceiro, refletir sobre opções de abordagem à actual crise, do ponto de vista tanto de políticas nacionais como da coordenação regional e internacional. Neste contexto, particular, mas não exclusiva, será prestada atenção à crise da dívida pública do ponto de vista tanto da sua reestruturação como da mobilização e aplicação de recursos que a reestruturação possa eventualmente libertar para o desenvolvimento económico e social amplos e diversificados das economias. Quarto, identificar lições para a investigação, a história, a teoria económica e a política pública.

As comunicações poderão abordar um ou mais dos temas mencionados. O workshop privilegiará uma abordagem de Economia Política, podendo as comunicações ter um enfoque mais generalista ou teórico e/ou ser baseadas em estudos de caso (comparativos ou não), que valorizem a especificidades histórica dos casos em análise. As comunicações poderão apresentar resultados de investigação ou desenvolver a problematização e as abordagens de projectos de investigação, individuais ou em rede.

Este workshop surge no âmbito do e em relação com o programa de doutoramento em Estudos de Desenvolvimento da Universidade de Lisboa, que é coordenado pelo ISEG e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Mais informações no call for papers em anexo e através dos e-mails cesa@iseg.ulisboa.pt, comunicacao@cesa.iseg.utl.pt, cnbranco@iseg.ulisboa.pt.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas