Sábado, 20 de Abril de 2024

CFP | Transferência cultural e redes no feminino no mundo lusófono

Países: Alemanha

Chamada para trabalhos, Chamada para painéis

Chamada para trabalhos "Transferência cultural e redes no feminino no mundo lusófono / Kulturtransfer und Netzwerke von Frauen in der portugiesischsprachigen Welt", 11º Congresso Alemão de Lusitanistas 2015 / 11. Deutscher Lusitanistentag: "O mundo lusófono em movimento – ( r )evoluções e transformações".

Quando se considera o mundo lusófono em movimento e as r/evoluções e rupturas com alcance de longue durée, observa-se que a contribuição das mulheres para o intercâmbio cultural, nos mais variados domínios, tem sido insuficientemente estudada. Como acontece muitas vezes, a categoria de gender tem passado praticamente despercebida na abordagem de temas e problemas mais vastos ou globais.

No entanto, a participação e a iniciativa femininas são de particular importância neste contexto. Apesar de nem sempre serem visíveis à partida, e de operarem frequentemente no seio de redes próprias, princesas e damas da nobreza, freiras, empreendedoras, artistas e viajantes desenvolveram no passado, e continuam a desenvolver no presente, atividades de grande impacto, em eixos transregionais e transnacionais, como agentes e mediadoras culturais, mecenas, profissionais, etc.

A nossa secção pretende focar e estudar de forma mais precisa os papéis desempenhados e o impulso conferido por mulheres no dinamismo dos processos transculturais, interrogando-se sobre como, onde, quando, porquê, em que condições, com que objetivos e com que consequências as mulheres se põem em movimento, fazem circular bens culturais, e estabelecem contactos com outras mulheres (e homens) quer no seio das diversas regiões do mundo lusófono, quer no exterior.

São bem-vindos os estudos de casos concretos – por exemplo no contexto dos diversos momentos r/evolução e/ou transformação – e também contribuições metodológicas que partam de várias disciplinas e visem entender o envolvimento das mulheres na transferência e no networking cultural do mundo lusófono.

Prazos

― Submissão de propostas aos organizadores: 30.04.2015

― Notificação das propostas selecionadas: 31.05.2015

As propostas para comunicações de até 30 minutos devem incluir: resumo com o máximo 250 palavras, nome da/do proponente e breve CV, filiação e endereço e-mail, indicação da língua da comunicação (português, galego ou alemão).

Contacto:

Tobias Brandenberger (Georg-August-Universität Göttingen) tbrande@gwdg.de
Vanda Anastácio (Universidade de Lisboa) vandaanastacio@mail.telepac.pt

Relacionado: http://plataforma9.com/congresso/xi-congresso-alemao-de-lusitanistas-2015/