Domingo, 18 de Novembro de 2018
Congressos

Centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen

Início: Fim: Países: Brasil, Itália, Portugal

Em 2019 celebra-se o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen e já pode ser consultado o site oficial das comemorações: www.centenariodesophia.com.

A Comissão das Comemorações do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen — constituída por Maria Andresen de Sousa Tavares, filha de Sophia, Guilherme d’Oliveira Martins, da direcção do CNC, José Manuel dos Santos, da Fundação EDP, e Federico Bertolazzi, professor da Universidade de Roma Tor Vergata — sediada no Centro Nacional de Cultura, a que ela esteve tão ligada, propõe um programa vivo e vasto, ambicioso e atualizado, em que se inscrevem e refletem todas as faces do rosto ao mesmo tempo uno e multiplicado de Sophia.

Para o dia do centenário está já agendado um concerto comemorativo pela Orquestra Sinfónica Portuguesa no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.  O Real Gabinete Português de Leitura e a Faculdade de Letras da Universidade do Rio de Janeiro promovem de 2 a 5 de setembro de 2019 um colóquio que irá abordar as relações da obra de Sophia com a de Jorge de Sena.

Já em Portugal haverá um colóquio em Lisboa (Fundação Gulbenkian, dias 16 e 17 de maio 2019) com a presença de especialistas nacionais e internacionais; em Lagos (3 de outubro 2019), com os participantes a serem convidados a abordar a obra de Sophia na sua relação com temas como o mar e o Sul, as crianças e o sagrado; e no Porto decorrerá um ciclo de conferências acerca da presença das artes na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen (16, 23 e 30 de novembro, 7 de dezembro 2019).


16 Mai 2019    
Colóquio em Lisboa

Dois dias de discussão e estudo com especialistas nacionais e internacionais da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Dois dias de um colóquio sobre Sophia de Mello Breyner Andresen, a ter lugar em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, com a presença dos maiores especialistas nacionais e internacionais. Composto por quatro mesas redondas e duas dezenas de comunicações, será um momento privilegiado para o estudo e discussão de uma obra essencial da literatura moderna.

16 Mai 2019
Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna 45, Lisboa


http://centenariodesophia.com/coloquio-em-lisboa/


2, 3, 4 e 5 Set 2019
Sena & Sophia: Centenários – Colóquio Rio de Janeiro

Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena num colóquio de quatro dias no Rio de Janeiro

Colóquio internacional que reunirá um vasto leque de especialistas portugueses e brasileiros na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Jorge de Sena. Os trabalhos serão acompanhados de recitais de poemas, exibição de filmes, concurso de ensaios e lançamento de livros.

A Comissão Organizadora é composta pelos professores doutores Gilda Santos, Eucanãa Ferraz, Luci Ruas e Teresa Cerdeira.

Com a duração de quatro dias, as sessões decorrerão no Real Gabinete Português de Leitura e na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Cátedra Jorge de Sena.

2, 3, 4 e 5 Set 2019
Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Av. Pedro Calmon 550 - Prédio da Reitoria, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro


http://centenariodesophia.com/coloquio-rio-de-janeiro/


3 Out 2019    
O Mediterrâneo e o Atlântico em Sophia – Colóquio em Lagos

O mar, o diálogo com os poetas do Sul, a importância dos contos para crianças e a presença do sagrado na poesia na obra de Sophia.

Organizado em quatro mesas-redondas, este colóquio internacional, a realizar no Centro Cultural de Lagos, dedica-se a abordar, em torno da obra de Sophia, o tema do mar, o diálogo com os poetas do Sul, a importância dos contos para crianças e a presença do sagrado na poesia.

Apoio: Câmara Municipal de Lagos / Universidade do Algarve.

3 Out 2019
Centro Cultural de Lagos
R. Lançarote de Freitas 7, Lagos


http://centenariodesophia.com/o-mediterraneo-e-o-atlantico-em-sophia-coloquio-em-lagos/


16, 23 e 30 Nov, 7 Dez 2019
Sophia e as Artes – Ciclo de Conferências no Porto

Ciclo de conferências acerca da presença das artes na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Ciclo de conferências acerca da presença das artes na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen. Em cada uma das quatro sessões previstas – dedicadas à música, à dança, às artes plásticas e à ideia de forma – haverá duas conferências, uma orientada para as relações interartísticas na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen e outra dedicada às relações entre a arte considerada e a poesia. Caberá ao/à moderador/a promover um diálogo final.

  • 16 de novembro – Sophia e a Música
  • 23 de novembro – Sophia e a Dança
  • 30 de novembro – Sophia e as Artes Plásticas
  • 7 de dezembro – Sophia e a Forma

Organização: Ana Luísa Amaral, Isabel Pires de Lima e Rosa Maria Martelo
Apoios: Câmara Municipal do Porto, Fundação de Serralves e Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa
Fotografia: Filipa Brito/CMPorto

16, 23 e 30 Nov, 7 Dez 2019
Fundação de Serralves / Biblioteca Almeida Garrett
R. D. João de Castro 210, Porto / R. de Entre-Quintas 328, Porto


http://centenariodesophia.com/sophia-e-as-artes-ciclo-de-conferencias-no-porto/

 

Mais informações no site www.centenariodesophia.com.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas