Quinta-feira, 28 de Março de 2024

2º Encontro de Professores do Ensino de Português no Estrangeiro

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Didática, Educação, Língua, Linguística, PLE

O 2º Encontro de Professores do Ensino de Português no Estrangeiro acontece no dia 24 de julho de 2017, em Lisboa. A ação de formação "Aprender e Ensinar Português em Contextos Multilingues" tem como principais objetivos a reflexão sobre conceitos e práticas de ensino e aprendizagem do português em contextos multilingues, criando um espaço de interação com os docentes da rede EPE. As inscrições devem ser feitas até 10 de julho.

Nos termos do atual Regulamento do Conselho Científico-Pedagógico para a Formação Contínua (CCPFC), esta formação de curta duração será acreditada com 0,2 créditos.

9h30 – Boas-vindas
9h40-10h00 – Abertura – Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro
10h00-10h30 – Intervenção/Debate - Presidente do Camões, I.P., Professora Doutora Ana Paula Laborinho
10h30-11h00 – Café
11h00-12:00h – (Boas) Práticas de leitura no EPE – Coordenações de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) de Espanha, França, Reino Unido e Suíça
12h:00-12h:30 – Plataformas digitais: Português mais perto / e-Learning Camões – Direção de Serviços de Língua e Cultura
12h30-14h00 – Almoço livre
14h00-15h45 – Português, língua pluricêntrica: Que português ensinar? – Professor Doutor Célio Conceição, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve
15h45-16h00 – Intervalo
16h00-17h45 – Reflexão sobre o desenvolvimento do português como língua de herança – Professora Doutora Cristina Flores, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho
17h45-18h15 – Apresentação de projetos editoriais de PLH – LIDEL e Porto Editora
18h15 – Final

Mais informações no arquivo em anexo e na página do Instituto Camões.