Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

Call for Papers: "Resistência e Liberdade: os 50 Anos do 25 de Abril"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, História, Memória

Encontra-se aberta a Chamada para Submissão de Propostas de Comunicação, no âmbito do evento comemorativo "Resistência e Liberdade: os 50 Anos do 25 de Abril", organizado pelo Núcleo de História, Arqueologia e Património Cultural da Universidade de Évora (NEHEV). Este evento irá realizar-se nos dias 22 e 23 de abril de 2024, sendo que o primeiro dia será exclusivamente dedicado à apresentação oral das propostas de comunicação aceites.

Convocamos, sobretudo, a participação de jovens investigadores. Com o preenchimento do formulário, deverão ser envidadas propostas enquadradas nas seguintes temáticas:

- Movimentos de oposição ao Estado Novo sob a perspetiva local, regional e nacional: lutas estudantis, lutas sociais e lutas laborais.

- Censura e Propaganda: as Artes, Letras e Ciências.

- Colonialismo e Anticolonialismo: os pressupostos ideológicos do colonialismo português; os Movimentos de Libertação africanos; a Guerra Colonial (1961-1974); as críticas externas à luta armada; o papel da Igreja na legitimação e/ou na oposição à Guerra Colonial.

- As Mulheres e o 25 de Abril.

- Clandestinidades: emigração; movimentos político-ideológicos; o papel dos exilados na luta contra o Estado Novo.

- Construções e desafios de futuro da democracia: alterações das mentalidades; os novos hábitos sociais; o processo de transição democrática; a criação das Regiões Autónomas; a educação e a cidadania; a integração europeia.

- Memória e Historiografia no pós-25 de abril: o património cultural; a renovação historiográfica; práticas memoralísticas; o papel da História Oral na perpetuação da memória e resistência.

Para mais informações, siga-nos a nossa conta de Instagram!

Em caso de dúvida, não hesite em contactar-nos pelo nosso e-mail: co.25abril.nehev@gmail.com.