Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Brown | Conferência Anual Vasco da Gama

Início: Fim: Países: Estados Unidos

Eventos, Música

O Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University e a John Carter Brown Library convidam para a Conferência Anual Vasco da Gama, sob o mote "Fado: A Portuguese Genre from its Afro-Brazilian Roots to World Music", que será proferida por Rui Vieira Nery, Diretor do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesa.

Fado: A Portuguese Genre from its Afro-Brazilian Roots to World Music
por Ruy Vieira Nery

2 de março de 2015 | 5:30pm
MacMillan Reading Room
John Carter Brown Library

Rui Vieira Nery nasceu em Lisboa em 1957 e iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília, prosseguindo-os no Conservatório Nacional de Lisboa. Licenciado em História pela Faculdade de Letras Link de Lisboa (1980), doutorou-se em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin (1990), que frequentou como Fulbright Scholar e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Professor Associado da Universidade Universidade Nova de Lisboa, orientou um vasto número de mestrados e doutoramentos em universidades portuguesas, espanholas e francesas. É investigador do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança e do Centro de Estudos de Teatro. Na Fundação Calouste Gulbenkian foi Diretor-Adjunto do Serviço de Música (1992-2008) e Diretor do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura (2008-2012), e é presentemente Diretor do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas (desde 2012).