Sábado, 21 de Julho de 2018
Congressos

O Brasil na USC: 20 anos de Leitorado Brasileiro na Faculdade de Filologia

Início: Fim: Países: Galiza

Estudos Brasileiros, Eventos, Filologia

A Universidade de Santiago de Compostela (USC) é uma porta de diálogo privilegiado no entendimento da Galiza com o Brasil ​e, ao mesmo tempo, um ponto de referência para os Estudos Lusófonos a nível estatal e internacional.

Neste ano académico 2017-2018 completam-se duas décadas da presença de Leitor/a Brasileiro/a no Departamento de Filologia Galega da Faculdade de Filologia e para assinalá-lo foi organizada para o dia 21 de novembro, às 11h, na sala C03 da Faculdade, a Mesa Redonda “O Brasil na USC: 20 anos de Leitorado Brasileiro na Faculdade de Filologia”.

A aposta do Núcleo de Professorado de Português da USC por esta representação brasileira — pioneira no Estado — complementa a portuguesa, que se iniciou na década de 1930 e é assegurada pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e conviveu, ao longo de seis anos, com a presença de um Leitor dos Países Africanos de Língua Portuguesa.

Entre as funções a desenvolver no âmbito do Leitorado Brasileiro, além do apoio à docência de matérias de língua, literatura e cultura, encontra-se a promoção e organização de atividades de difusão cultural do Brasil — em colaboração com os integrantes do Núcleo de Português e, de modo mais específico, com quem trabalha nessa área de estudos.

O evento contará com a presença de: Maria José López Couso (Decana de Filologia), Eduardo Moscoso (Diretor do Dpto. de Filologia Galega), Carmen Villarino Pardo (Titular de Literatura Brasileira), José Antonio Souto Cabo (Titular de Língua Portuguesa) e 3 dos leitores que estiveram nessas funções: Yara Frateschi Vieira (Catedrática aposentada da Univ. Estadual de Campinas-Brasil), Márlio Barcellos Pereira da Silva (leitor no período 2014-2017) e Vivian Rangel (atual leitora).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas