Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Congressos

As Biografias no Pensamento Português dos séculos XIX-XX

Início: Fim: Países: Portugal

Literatura

O Instituto de Ciências da Cultura Pe. Manuel Antunes, em parceria com o CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa –, a Câmara Municipal de Amarante, a Biblioteca Nacional e outras ilustres instituições, encontram-se a organizar um evento dedicado a Teixeira de Pascoaes. Tal evento compreenderá três momentos, consubstanciados em Congressos Internacionais: As Biografias no Pensamento Português dos séculos XIX-XX, por ocasião dos 80 anos da publicação de São Paulo de Teixeira de Pascoaes, nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2014; a celebração do Centenário da publicação da Arte de Ser Português em outubro de 2015; e Teixeira de Pascoaes: Pensamento e Missão. Congresso comemorativo dos 140 anos do seu nascimento e 65 da sua morte em março de 2017.
 
Dando prossecução ao primeiro evento, atesta-se pelo género literário das biografias, na terceira década do século XX, e, neste caso, pela prosa poética de Teixeira de Pascoaes, a demarcada índole ficionada e filosófica, ainda que o tom se torne não poucas vezes romanesco, deste anúncio radical de variação de rumo formal do nosso pensador, sendo um coerente prolongamento dos princípios teoréticos fundamentais da sua obra.
 
Torna-se inobliterável que, no alvorecer do século XXI, a biografia desfruta, entre os géneros discursivos presentes, de um acentuar histórico-antropológico, a que a filosofia e a teoria literária não são estranhas, quer pela reflexão acerca da presença e do uso narratológico de sujeitos individuais, quer pelo poder reflexivo desse imaginário historiográfico e arquetipal que, ainda que não elidindo as barreiras cronológicas, permite atender à conexão necessária entre o ser humano, o mundo e a vida, sem cair em encapsulamentos formais e estranguladores.
 
No panorama internacional este género memorialista sempre gozou da ampla difusão e aceitação, bastando evocar o magnum opus de Santo Agostinho, Confissões, relembrar os Essais de Montaigne e restringindo a exegese destacar-se-iam a emergência e difusão das filosofias de Schopenhauer e de Nietzsche; da teoria do inconsciente em Jung e das revisões do positivismo. O romper de certas normas e premissas de objetividade torna o género biográfico lente privilegiada, ainda que complexa, de análise e reflexão do sujeito individual.
 
As Biografias no Pensamento Português dos séculos XIX-XX,
por ocasião dos 80 anos da publicação de São Paulo
de Teixeira de Pascoaes.

 
Entrada Livre
 
Congresso Biografias
"Teixeira de Pascoais por António Carneiro", Licenciado sob Public domain via Wikimedia Commons.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas