Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Congressos

Aulas sobre Estética e Arte Contemporânea no Museu Calouste Gulbenkian

Início: Fim: Países: Portugal

Arte, Ciências Humanas e Sociais, Filosofia, Museus

Como resultado da parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Departamento de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa (UNL), a unidade curricular de Problemas de Arte Contemporânea incluirá sessões de Aulas de Mestrado sobre Estética e Arte Contemporânea no Museu de Coleção Moderna. As sessões acontecem entre abril e maio e decorrerão em torno da seguinte pergunta: em que medida a criação artística depende da existência de uma comunidade?

As aulas fazem parte da unidade curricular de Problemas de Arte Contemporânea, comum ao Mestrado em Estética e Estudos Artísticos e ao ramo de Estética do Mestrado em Filosofia, da UNL. As sessões serão conduzidas no segundo semestre por Maria João Mayer Branco, docente da unidade curricular, sempre ao sábado de manhã, em colaboração com três curadores: Filipa Oliveira, Nuno Faria e Paulo Pires do Vale.

  •     22 de abril - Filipa Oliveira e Maria João Mayer Branco refletem sobre três esculturas da musa paradisíaca;
  •     29 de abril - Nuno Faria e Maria João Mayer Branco refletem sobre o desenho na coleção permanente do Museu Calouste Gulbenkian/ Coleção Moderna;
  •     6 de maio - Paulo Pires do Vale e Maria João Mayer Branco refletem sobre Destruição, de Fernando Calhau.

Estas iniciativas constituem o primeiro resultado prático do protocolo de colaboração que o Departamento de Filosofia estabeleceu com a Gulbenkian na área da Estética e Filosofia da Arte.

Programa da unidade curricular
Problemas de Arte Contemporânea (2º semestre):

O seminário decorrerá em torno da seguinte pergunta: em que medida a criação artística depende da existência de uma comunidade?
Partindo da análise da noção kantiana de gosto ou sensus communis proposta na Crítica da Faculdade de Julgar e da leitura que Hannah Arendt propõe da mesma noção nas suas Lectures on Kant’s Political Philosophy, procurar-se-á esclarecer se e em que sentido e em que medida o juízo acerca das obras de arte determinam a própria possibilidade da existência de arte. Tal esclarecimento indicará, por um lado, o que pode estar em causa na hipótese de que a atividade dos artistas não é a única condição de possibilidade da criação artística; por outro lado, abrirá a discussão sobre o que significa defender, como faz Marie-José Mondzain, que na obra de arte está em jogo a possibilidade de um autor fazer aparecer uma comunidade de espetadores. A discussão teórica dos problemas propostos remeterá, por sua vez, para uma atenção a obras e artistas específicos representados na coleção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, onde terão lugar três sessões do seminário com os curadores Paulo Pires do Vale, Filipa Oliveira e Nuno Faria.

Mais informações na página da UNL.

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