Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
Congressos

ASPPA promove nova edição do PORTAL em Heidelberg

Início: Fim: Países: Alemanha

Eventos, Língua, Linguística, Sustentabilidade

A ASPPA (Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha e.V.) anuncia uma nova edição do evento anual PORTAL, a decorrer no dia 10 de novembro 2018 em Heidelberg, subordinado ao tema: “Educar para a digitalização na sustentabilidade global”.
 

Numa época em que a digitalização ocupa um lugar cada vez mais central na sociedade, na economia e na cultura, a ASPPA pretende explorar o papel da digitalização em várias vertentes, nomeadamente:

  • na sustentabilidade (otimização e de recursos, educação para a igualdade);
  • na língua (aprendizagem e aquisição);
  • na biotecnologia (redução de resíduos);
  • na inteligência artificial.

Propomos, no PORTAL 2018, uma discussão sobre a forma como as novas tecnologias, nomeadamente a digitalização, podem redefinir fronteiras em diferentes áreas. Pretendemos exemplificar o modo como a digitalização pode tornar a aprendizagem de uma língua mais eficaz e motivante, ou como a digitalização contribui para a sustentabilidade de recursos a nível transversal. Averiguar o impacto da digitalização financeira e/ou da moeda digital, bem como da inteligência artificial aplicada à robótica e à biotecnologia faz também parte do nosso objetivo. Neste último ponto, pretendemos explorar a forma como a indústria de produção se adapta às novas exigências de um futuro global mais sustentável. Como exemplo de estratégias iremos abordar a importância da digitalização e precisão na redução de resíduos, bem como para a substituição e redefinição de metodologias por outras mais sustentáveis.

A zona de Rhein e Neckar aloja um pólo de empresas em vários setores desde a química, à biotecnologia e à farmacêutica. A comunidade de portugueses pós-graduados desta região encontra-se dispersa nestas áreas e desempenha um papel fulcral no desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis. A forma como Portugal e a Alemanha encontram sinergias na criação de um futuro global mais sustentável, será um dos tópicos de discussão no nosso evento. Neste contexto, daremos ênfase às diferentes abordagens que ambos os países usam para estimular a sustentabilidade global, diminuindo a pegada ecológica no nosso planeta.

Por outro lado, a diáspora tem criado uma nova geração de portugueses que detém a língua portuguesa como língua de herança. É do nosso interesse tentar perceber qual a sustentabilidade da mesma em todo o mundo e, sobretudo, no país de acolhimento. Estimular e manter o contato ativo com a língua de Camões, garantindo assim a sustentabilidade também da língua nas gerações futuras é um dos grandes objetivos da nossa associação.

Neste ponto, apresentamos este ano uma novidade: o MINI-PORTAL 2018, onde oferecemos actividades para crianças e jovens dos 3 aos 13 anos. Pretendemos com o MINI-PORTAL, não só dar uma oportunidade aos pais de poderem participar no PORTAL mas principalmente, pretendemos proporcionar a esta nova geração de portugueses um contacto activo com a comunidade portuguesa.

O programa conta com a participação Sr. Embaixador João Mira Gomes, Rita Ferro Rodrigues, Viviana Silva, Adelina Moura, Rui Azevedo, Bruno Macedo e Fátima Silva

ASPPA (Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha e.V.) fundada em 2012, é uma organização independente e sem fins lucrativos com o propósito último de representar, promover e defender os interesses dos portugueses com grau académico a residir na Alemanha.

Com ASSPA.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas