Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Archives in the Age of Digital Humanities

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arquivos, Chamada para trabalhos, Ciências da Informação e Documentação, Humanidades Digitais

A Conferência Internacional Archives in the Age of Digital Humanities terá lugar no Colégio do Espírito Santo, em Évora, nos dias 24 e 25 de outubro de 2018. A data limite para submissão de propostas é 30 de junho. O evento é promovido pelo Instituto de História Contemporânea (IHC-NOVA FCSH) e o CIDEHUS-UE.

Os organizadores convidam à submissão de propostas que se enquadrem nos seguintes eixos temáticos:

1. A digitalização dos arquivos de entidades públicas e privadas: limites, perspetivas, repercussões da revolução tecnológica sobre e para o estudo das ciências sociais e humanas;

2. Métodos e técnicas de digitalização e preservação digital: como digitalizar diferentes documentos e organizá-los em arquivos digitais; construção de arquivos e plataformas digitais; preservação, curadoria e obsolescência dos arquivos digitais;

3. O impacto da informação nascida em formato digital: reflexão sobre os arquivos de documentos que já nascem em formato digital; utilização das fontes nascidas em digital pelas diversas comunidades científicas e sociedade civil; as redes sociais como fontes para o estudo do tempo presente;

4. Uso público do arquivo digital: novas abordagens historiográficas sobre como o impacto dos arquivos digitais nas humanidades e ciências sociais; os usos dos arquivos digitais e as novas formas de fazer pesquisa; impacto dos arquivos digitais na academia e na sociedade civil; reflexões sobre a interpretação e manipulação de documentos digitais.

As propostas de comunicação devem ser apresentadas num texto com o máximo de 500 palavras (em português, espanhol ou inglês). Os proponentes deverão juntar uma nota biográfica de 200 palavras, indicando a sua filiação institucional e um email para contacto.

As propostas devem ser enviadas, em formato Word, para o seguinte endereço: digitalarchiveconference@gmail.com

Calendário:
Data limite de submissão: 30 junho