Terça-feira, 25 de Abril de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Antes do Orientalismo: As "imagens" do Islã na Península Ibérica e suas conexões mediterrâneas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Chamada para trabalhos, História, Ciências Humanas e Sociais, História de Arte, Estudos Culturais, Estudos Ibéricos

A  Conferência Internacional: Antes do Orientalismo: As "imagens" do Islã na Península Ibérica e suas conexões no Mediterrâneo acontece nos dias 18 e 19 de maio em Madrid. Investigadores interessados em submeter resumos têm até 1 de fevereiro de 2017. Os trabalhos podem ser escritos em espanhol, inglês, italiano ou francês. O evento é coordenado por Borja Franco Llopis, do Departamento de História da Arte da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED).

Eixo temático

Nos últimos anos, o estudo da alteridade religiosa sofreu uma mudança significativa. Em relação à percepção do Islã na Europa, a visão romântica dicotômica entre a atração orientalista ea rejeição e ódio está sendo deixado para trás. O objetivo desta conferência é analisar, de uma perspectiva pluri-disciplinar, que concepções ou imagens do Islã foram desenvolvidos a partir do final da Idade Média até o declínio da dinastia Áustria na Península Ibérica e outros enclaves mediterrânicos intimamente ligada à Coroa hispânica. No encontro se pretende analisar os estereótipos, tradicionalmente limitados estudos históricos, e também, a dissociação entre as imagens produzidas pela literatura e os discursos visuais de vários estratos sociais que estavam em contato mais próximo ao Islã. Os principais temas abordados durante a conferência serão:

  •     Como a imagem (literária e visual) do Islã foi criada e desenvolvida na Península Ibérica do século XV ao XVII .
  •     As convergências e divergências entre as esferas das letras e das artes.
  •     O valor de estereótipos na construção da imagem e identidade dos muçulmanos.
  •     O peso do século XIX historiografia literária e artística na apagamento das imagens medievais e modernas de alteridade religiosa.
  •     A contribuição de imagens orientalistas dos séculos XVI e XVII na construção posterior do orientalismo do século XIX.
  •     É possível elaborar uma cartografia das representações de muçulmanos nos diferentes territórios hispânicos?
  •     Existiu um islã invisível? Como foi materializado?

Mais informações no blog Las imágenes del musulmán en la Península Ibérica (siglos XV-XVII)  e através do e-mail proyecto.impi@gmail.com.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page