Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Congressos

Amazônia: Diversidade e Desenvolvimento

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ciência Política, Gestão de Ciência e Tecnologia

Estão abertas as inscrições para o 3º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, com o tema Amazônia: Diversidade e Desenvolvimento. O evento será nos dias 15 e 16 de setembro, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus e a inscrição deve ser feita online, na página do evento, antes do 1º de setembro.
 
O desenvolvimento da Amazônia sempre foi considerado, salvo em poucos e curtos períodos, como uma questão meramente regional. Com o advento das questões ecológicas como condicionantes do desenvolvimento global a região tornou-se item regular nas preocupações internacionais, em face dos efeitos que seu comprometimento ambiental pode ter nos ciclos biogeoquímicos do planeta. De questão regional tornou-se questão internacional sem ter sido, de forma efetiva, questão brasileira.

A Amazônia Brasileira, a princípio tratada como um problema regional e “extra-muros”, eleva-se à categoria de desafio em escala global. Tornou-se imperativo, agora, sua inclusão definitiva e estratégica a ser realizada pelo processo integral de desenvolvimento brasileiro.  Repete-se na Pan-Amazônia esse viés de questão especificamente ambiental. Para superar essa limitação, a região deve ganhar densidade e inclusão nos programas internacionais das agências multilaterais de desenvolvimento. Esta imensa região geopolítica da América do Sul precisa possuir uma visão socioeconômica abrangente na busca do aumento dos padrões de qualidade de vida, dos assentamentos urbanos, rurais e florestais.
 
O 3º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado debaterá essa temática, buscando na intelligentsia de seus quadros e parceiros de todas as latitudes o suporte cognitivo para refletir e propor soluções de políticas públicas sobre tão importante desafio. Há, para tal empreitada, além da produção atual de tantos especialistas nacionais e internacionais, como foi Bertha Becker, o legado do patrono, Celso Furtado, com suas contribuições teórico-metodológicas, passando pelas referências regionais, como Armando Mendes e Samuel Benchimol. Somam-se as contribuições de latino-americanos cepalinos com atuação longeva desde Raúl Prebisch em prol do desenvolvimento da América Latina.

Conferencistas:

- Ernesto Samper Pizano

- General do Exército Geraldo Antonio Miotto

- María Jacqueline Mendoza Ortega

- Pedro Silva Barros

- Rosalía Arteaga

Palestrantes:

- Adalberto Luis Val

- Alessandro Octaviani

- Antonio Carlos Filgueira Galvão

- Antonio Carlos Silva

- Eduardo José Monteiro da Costa

- Ennio Candotti

- Fernando Sarti

- Gilberto Bercovici

- Girolamo Domenico Treccani

- Helder Lima de Queiroz

- Jean Marc Siröen

- José Carlos Tavares

- José Eduardo Cassiolato

- Júlio Sérgio Gomes de Almeida

- Ligia Bahia

- Marcelo Bentes Diniz

- Marcos Costa Lima

- Maria Luiza Garnelo Pereira

- Mauro Thury de Vieira Sá

- Osiris Messias Araújo da Silva

- Rebecca Martins Garcia

- Ricardo Gorini de Oliveira

- Ronney Cesar Campos Peixoto

- Rosa Freire D’Aguiar

- Rubem Cesar Rodrigues Souza

- Samuel Pinheiro Guimarães

- Solange Teles da Silva

- Thomas Lovejoy


Mais informação e programação no site do 3º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado.

 

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas