Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

A Reconstrução do Processo Histórico-Social Angolano

Início: Fim: Países: Angola

Literatura, Ciências Humanas e Sociais, História

A União dos Escritores Angolanos (UEA) promove abordagem sobre as obras de Luandino Vieira, Boaventura Cardoso e José Luís Mendonça na próxima Maka à Quarta-Feira, que se realiza no dia 30 de setembro, às 18 horas, na sede da UEA.
 
A abordagem sobre a reconstrução do processo histórico-social angolano nas obras "De rios e guerrilheiros dos rios", de Luandino Vieira, "Noites de vigília", de Boaventura Cardoso, e "O reino das Casuarinas", de José Luís Mendonça, servirão como o mote para o debate, que terá como orador Joaquim João Martinho, docente de teoria de literatura na Escola Superior Pedagogica do Bengo.
 
"Partindo dessa hipótese de que a escrita desses cultores se enquadra nesse ângulo, adoptou-se um enquadramento metateorético comparativista, buscando a escrita literária como suporte mimético das obras em análise. Por outro lado, interrogar as causas pelas quais os autores constroem a tessitura literária calcada no processo histórico- social angolano", destaca o orador.
 
Joaquim Martinho é professor de Teoria da Literatura na Escola Superior Pedagógica do Bengo. Ensina Literaturas Africanas de língua portuguesa no Seminário Maior de Luanda. Licenciado em Ensino de Português pelo ISCED de Luanda e Mestre em Ensino da Literatura pela UNISAL. Coordenador adjunto do comité científico do Centro de Estudos Populorum Progressio. Frequenta o programa de pós-graduação em Estudos Comprados de Literatura de Língua Portuguesa da USP.
 
Contactos
 
União dos Escritores Angolanos
AV. Ho-Chi-Min, Largo das Escolas
1.º de Maio - CEP 2767 Luanda
Telefone: (222) 322 421 Fax: (222) 323 205
e-mail: contacto@ueangola.com
 
Mais informações: http://www.ueangola.com/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas