Terça-feira, 23 de Abril de 2024
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A música dos emigrantes alemães fora da Europa nos sécs. XVIII e XIX

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Migrações, Música, Chamada para trabalhos

"A música dos emigrantes alemães fora da Europa nos sécs. XVIII e XIX" é o Congresso internacional organizado Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e que terá lugar em Florianópolis, de 4 a 6 de maio de 2016.
 
A prática musical de emigrantes alemães fora da Europa nos sécs. XVIII e XIX tem sido abordada pela musicologia histórica não somente na Alemanha. As práticas da Igreja Moraviana e dos “Pennsylvania Dutch” encontram-se documentadas, reconstruídas e contextualizadas; a vida musical nas colônias no Sul do Brasil do final do séc. XIX tem sido objeto de diversas dissertações nas universidades locais, e também as missões do Império Colonial Alemão na África foram pesquisadas sob o ponto de vista histórico-musicológico.
 
Todos esses exemplos apresentam, entretanto, dois pontos em comum: até o momento não foram comparados entre si, de forma que semelhanças e divergências nas práticas musicais de migrantes alemães nas novas regiões, culturalmente diversas, pudessem ser discutidas e reconhecidas. Além disso, percebe-se a ausência de uma conexão dessas práticas e desenvolvimentos musicais com uma contextualização da música dos migrantes e seus atores como parte da história da música alemã.
 
O congresso “A música dos emigrantes alemães fora da Europa nos sécs. XVIII e XIX” convida pesquisadores(as) para um intercâmbio interdisciplinar sobre essas questões. As principais áreas temáticas são as seguintes:
 
- Colônias alemãs como locais de práticas musicais emigradas: princípios básicos (com referências às colônias nos E.U.A., Brasil, Argentina, Chile, Austrália e China);
- Prática musical de emigrantes alemães nos sécs. XVIII e XIX: atores e redes;
- Obras, estilos, gêneros, instrumentos: transferência e transformação;
- Cultura musical como fator de integração e aculturação: processos e eventos;
- Cultura musical entre segregação e pangermanismo;
- Colônias políticas e protetorados alemães: formas de imigração e prática musical politicamente controladas?
- Música eclesiástica entre serviço comunitário e evangelização.
 
Os interessados deverão enviar um resumo de aproximadamente 250 palavras e uma breve biografia até 30 de setembro 2015 para os seguintes endereços de e-mail: christian.storch@udesc.br e marcosholler@gmail.com.
 
O idioma do congresso é inglês. Prevê-se a publicação dos trabalhos selecionados.
 
Mais informação: http://www.ceart.udesc.br/ppgmus/Chamada-PT-BR.pdf

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