Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

A moderna arquitetura e urbanismo na África de herança Afro-portuguesa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arquitetura, Estudos Africanos, Paisagem, Património Cultural, Urbanismo

O ciclo de Palestras A moderna arquitetura e urbanismo na África da herança afro-portuguesa: caso da antiga Guiné Portuguesa, Cabo Verde, Angola, São Tome e Príncipe, Angola e Moçambique – séc. XX, acontece de 12 a 23 de setembro, de 15h às 18h, no Rio de Janeiro. O evento, organizado pela Faculdade de Letras da UFRJ e pela Associação dos Estudantes Guineenses e Centro de Estudos Africanos será ministrado no Real Gabinete Português de Leitura. As inscrições podem ser feitas até 9 de setembro.

O curso pretende mostrar diferentes tipos de manifestações arquitetônicas de herança portuguesa na África e propostas pelo Ministério da Colônia sob a direção de Marcelo Caetano que foi o último administrador colonial português desse Ministério, até as independências dos territórios então chamados na época de “África Portuguesa”. Serão destacadas as obras arquitetônicas e urbanísticas propostas e edificadas principalmente durante os anos de 1944 a 1974, com a administração de Gabinete do Urbanismo Colonial.

Mais informações na página do Real Gabinete Português de Leitura e através do e-mail cea.ufrj@gmail.com.