Terça-feira, 16 de Abril de 2024

8ª edição da Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto - novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Portugal

Acesso Aberto, Chamada para trabalhos

A 8ª edição da Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, nos próximos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2017 irá realizar-se no Rio de Janeiro, Brasil.

Dando continuidade ao êxito das edições anteriores, o evento será organizado em parceria, pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pela Instituição que acolhe o evento. Em 2017 será a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O prazo de submissão dos trabalhos nas modalidades de comunicação, pecha kucha e póster, foi prorrogado até ao próximo dia 23 de abril de 2017.

Em 2017, os temas a serem tratados no âmbito da Conferência são os seguintes:

1. Acesso Aberto e Dados Científicos Abertos: marcos legais, políticas e práticas
  2. Repositórios digitais – institucionais, temáticos, de dados de pesquisa ou de património cultural
  3. Revistas científicas de acesso aberto e tendências na comunicação e divulgação científica
  4. Publicação institucional em acesso aberto
  5. Direito autoral e propriedade industrial
  6. Análise e avaliação de políticas públicas, institucionais e de fomento
  7. Modelos e padrões de metadados
  8. Preservação Digital
  9. Ciência Aberta e outras expressões de conhecimento aberto
  10. Ética, Integridade da Pesquisa e RRI (Investigação e Inovação Responsáveis)
  11. Modelos tradicionais e alternativos de avaliação da Ciência (bibliometria e métricas alternativas)
  12. Ciência cidadã
  13. Dados governamentais abertos
  14. Outras práticas de conhecimento aberto (hardware e software livre, educação aberta)
  15. Sistemas de gestão de informação de Ciência e Tecnologia (CRIS)
  16.  Interoperabilidade entre sistemas de informação de apoio à atividade científica e acadêmica
  17. Softwares livres para a construção de CRIS

A ConfOA acolhe propostas sobre estes temas e também outros relacionados com os aspectos políticos, legais, sociais, organizativos ou técnicos do Acesso Aberto e da Ciência Aberta.

O processo de apresentação e modelos das propostas estão disponíveis para consulta e download no website da CONFOA em: http://confoa.rcaap.pt/2017/chamada/.

As propostas são apresentadas online pelo endereço: http://confoa.rcaap.pt/2017/submissoes-on-line/.

A ConfOA, com realização alternada entre Portugal e Brasil, tem como objetivo reunir as comunidades portuguesa e brasileira, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o Acesso Aberto ao conhecimento e com a Ciência Aberta, com o propósito de promover a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobres estas temáticas, em todas as suas dimensões e perspetivas.

Mais informações: http://projeto.rcaap.pt/index.php/lang-pt/noticias/223-confoa-2017-prazo-de-submissao-de-trabalhos-adiado