Sexta-feira, 28 de Abril de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

8° Congresso Internacional do Ensino de Português como Língua Estrangeira - novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: México

Língua, Chamada para trabalhos, PLE, Chamada para painéis

O Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras da Universidad Nacional Autónoma de México (CELE-UNAM) promove o 8° Congresso Internacional do Ensino de Português como Língua Estrangeira – CIPLE, a decorrer na UNAM, Cidade do México, nos dias 2, 3 e 4 de agosto de 2017, subordinado ao tema: «Formalão de Professores de PLE no Século XXI». O prazo para apresentação de propostas (prorrogado) decorre até ao dia 21 de abril.

O objetivo do 8.º CIPLE é fomentar um espaço de diálogo e o intercâmbio de experiências relacionadas com a pesquisa sobre o ensino do Português Língua Estrangeira (PLE) em geral, ou, mais especificamente, para falantes de Espanhol. Este espaço busca constituir-se em um foro para a difusão das contribuições teóricas e aplicadas sobre a formação de professores de PLE no século XXI e a sua incidência no processo de ensino-aprendizagem de PLE. 

Os interessados poderão submeter as propostas nas seguintes linhas temáticas: 

1. Construção do conhecimento teórico-prático do professor
Apresentação de resultados de pesquisas, estudos e práxis educativa, relacionados com aspetos da Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Pragmática e Sociolinguística. 

2. Formação teórico-prática na avaliação curricular e nos processos de aprendizagem
Apresentação de propostas de reorganização curricular a nível institucional. Avaliação curricular e da aprendizagem no contexto do ensino de PLE: caraterísticas e dificuldades. Certificação e compreensão de leitura: preparação para a certificação; estratégias e certificação de compreensão de leitura e cursos on-line para preparar certificações. 

3. Pesquisa em sala de aula e ambiente virtuais
Pesquisas em sala de aula, resultados de pesquisa. 

4. Inovação curricular e materiais didáticos
Apresentação critica de materiais disponíveis para o ensino de PLE (adequação, funcionalidade e pertinência dos conteúdos). Propostas de novos materiais didáticos elaborados pelos docentes para fins específicos ou para a promoção de melhorias a nível geral da prática educativa. Apresentação de materiais didáticos, especialmente dirigidos para o ensino do Português para falantes de Espanhol. Desenvolvimento de cursos on-line. 

5. As TIC no ensino de PLE e na Formação do professor de PLE
Apresentação de experiências e resultados de pesquisas sobre: o uso e/ou elaboração de material audiovisual, auditivo, digital, Internet (portais, páginas web, blogues. etc.) e redes sociais como apoio ao ensino de PLE; a aprendizagem em modalidades E-learning, B-learning e M-learning. Estratégias para a aprendizagem autónoma e experiências com uso de Teletandem. 

6. Literatura e ensino-aprendizagem de PLE 
Apresentação de estudos e resultados de pesquisas sobre a importância e pertinência do uso da literatura no ensino de PLE. 

7. Tradução e ensino
O uso da tradução no contexto de ensino-aprendizagem de PLE. 

8. Cultura e interculturalidade no ensino
Apresentação de resultados de pesquisas, de experiências e de propostas de exploração de tópicos culturais para promover o ensino-aprendizagem de PLE. 

9. Educação em contextos de diversidade e meio laboral
Ensino de PLE em contextos de educação bilingue. 

10. Formação docente
Apresentação de resultados de pesquisas, de experiências em formação de professores. 
 

Modalidades de participação

  1. Comunicação individual ou coordenada: De um tema de pesquisa, problemática ou prática docente. (30 minutos) 
  2. Mesas temáticas: Grupo de apresentações breves nas quais se trocam e/ou confrontam experiências e visões sobre um mesmo item ou problemática. (45 minutos. Participantes: 4 máximo) . 
  3. Oficina: Conjunto de atividades práticas (com fundamentos teóricos). (90 minutos. Participantes: 2 máximo). 
  4. Póster: Comunicação gráfica na qual se expõe um assunto ou problemática e acompanha-se de uma breve apresentação oral. (Dimensões: 80 cm. de largura x 1.20 cm. de comprimento) (Participantes: 2 máximo). Poderão ser expostos e apresentados até 30 trabalhos. 
  5. Recursos didáticos: Podem ser apresentados recursos desenhados para trabalhar um tema especifico de apropriação linguística de PLE. 

Os resumos deverão ser enviados através da página do evento: www.cele.unam.mx/ciple, link 8ºCIPLE (brevemente disponível).

Data limite para submissão de resumos: 28 de fevereiro de 2017.
Resposta de aceitação: 15 de março de 2017. 
Língua das comunicações e pósteres: Português.

Mais informações: http://cele.unam.mx/ciple/.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page