Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

7º Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião: Religiao e Inteligência

Início: Fim: Países: Brasil

Ciências Humanas e Sociais, Filosofia, Religião

O 7º Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião acontece de 23 a 27 de outubro de 2017 em São Paulo. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR) e Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Fundação John Templeton tem como tema Religião e Inteligência como Problema para a Filosofia Hoje.

Na sequência da crítica à religião do século XIX de filósofos como Feurbach, Nietzsche, Marx e Comte, o século XX começou com uma visão negativa acerca da religião em círculos acadêmicos e científicos do ocidente. Uma das principais teses daqueles críticos era de que a fé religiosa mostrava uma falta de inteligência que era incompatível com uma era científica. Obras como History of the Conflict Between Religion and Science (1874) de John Draper e A History of the Warfare of Science with Theology and Christendom (1896) de Andrew White reforçavam a tese de que havia essencialmente um conflito entre ciência e religião.

Contudo, embora essa posição ainda pareça ser a mais popular em círculos científicos, argumentos fortes em favor de uma posição bem diferente desta têm sido apresentados mais recentemente (ver Barbour 1998 e Plantinga 2011). Além disso, a filosofia da religião, que começou o século 20 com um tom bastante cético a respeito da racionalidade da crença em Deus, também parece estar mudando. Observa-se nessa área – especialmente na abordagem analítica, mas também em outras tradições filosóficas – um importante movimento de resposta aos ataques críticos, apresentando novos argumentos em favor do teísmo e apontado para problemas conceituais relevantes no naturalismo (ver Copan e Moser 2003, e Rea 2002). Tudo isso parece indicar que a opinião difundida nas comunidades acadêmicas e científicas de que falta inteligência à religião vem sendo seriamente questionada.

Por outro lado, críticas ao naturalismo têm apontado para um “empirismo enriquecido”, como sugeriu John Haught (2006). Nesse sentido mais amplo de experiência, o conhecimento científico é suplementado por outras fontes de informação, proporcionando uma possibilidade de explicação em vários níveis. Desse modo, a inteligência crítica pode incluir a subjetividade e suas formas não teóricas de conhecer o mundo. Desse modo, religião e teologia deixam de ser uma barreira para a inteligência e se mostram como importantes contribuições para a busca humana pela verdade e o significado (ver também Bonder 2011).

Todavia, nem toda religião é igual com respeito à razoabilidade. Algumas tendências recentes no cristianismo, muito ativas na América Latina, por exemplo, encaram a ciência e o debate acadêmico com suspeita, juntando-se ao chamado movimento do novo ateísmo na tese da centralidade do conflito entre ciência e religião. Por um lado, o caráter fortemente emotivo de sua pregação e sua atitude anti-intelectual com vistas à relação entre razão e fé são também causas relevantes de preocupação para muitos e não deveriam ser esquecidas pela filosofia da religião.

Por conseguinte, o 7º Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião, promovido pela ABFR e o GT de Filosofia da Religião da ANPOF, propõe discutir algumas das principais questões envolvidas na relação entre religião e inteligência. Existe realmente um conflito entre as ciências naturais e a religião cristã? As tentativas recentes de defender a racionalidade da crença em Deus são realmente fortes? O naturalismo pode responder as críticas que têm sido feitas contra ele? Que naturalismo é possível em vista dessas críticas? Considerando os problemas do cientificismo, a subjetividade teria um novo lugar na busca humana de significado e verdade? Quais deveriam ser os critérios para se considerar como razoável uma fé religiosa?

Os trabalhos apresentados abarcarão os seguintes Eixos Temáticos

  • Religião e sensatez
  • Racionalidade da crença em Deus
  • Religião, formas de inteligência e subjetividade
  • Religião e ciência
  • Religião e naturalismo

Mais informações na página da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas