Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018
Congressos

7ª Conferência Europeia em Estudos Africanos - África urbana

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Suíça

Chamada para trabalhos, Demografia, Estudos Africanos, Ruralidade, Urbanismo

Acontece de 29 de junho a 1º de julho de 2017, a 7ª Conferência Europeia em Estudos Africanos com o tema  África Urbana- africanos urbanos: Novos encontros do rural e do urbano (Urban Africa - Urban Africans: New encounters of the rural and the urban), na Suíça. O evento é organizado pelo CASB, Centro de Estudos Africanos de Basel. Os investigadores interessados em submeter propostas têm até o 30 de setembro.

Atualmente com uma taxa de 3,5% o continente Africano tem a maior taxa de urbanização do mundo. Os efeitos desse crescimento escalonado são relevantes para todos os africanos, tanto os que vivem nas áreas rurais quanto urbanas. Em 2040 se espera que as cidades do continente acomodem cerca de 79 milhões de habitantes. Entre 2040 e 2050 esse número crescerá a impressionantes 84 milhões. O último relatório da UN-Habitat prevê que a população urbana africana, superará, já em 2025, a população da Europa e América Latina somadas.

Não é de surpreender portanto que muitos pesquisadores, instituições e governos estejam investindo em mais estudos sobre a urbanização na África. O interesse crescente está focado sobretudo em de que maneira esse rápido crescimento vai impactar os governos e a sociedade africana e também na importância da classe média crescente, um fator derivado sobretudo da melhora econômica de muitos países recentemente.

As propostas de trabalho para a Conferência devem focar no rural. O continente africano está se urbanizando mas continuará majoritariamente rural por muito tempo. A urbanização tem um forte impacto na natureza do rural e ao mesmo tempo o caráter do rural molda a dinâmica urbana de forma muito particular. É crucial portanto, explorar a relação entre o rural e o urbano no continente e estimular os pesquisadores que tenham uma solida experiência na África rural a pensar de que maneira a transformação do continente impacta seus objetos de estudo.

Mais informações no vídeo de divulgação do evento, na página ECAS2017 e também na página do CASB (The Centre for African Studies Basel).

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas