Sexta-feira, 29 de Março de 2024

6º Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro – GraPE 2017

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Eventos

No próximo dia 28 de dezembro, Lisboa recebe a sexta edição do Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro - GraPE 2017. O evento terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Inscrições estendidas até dia 26 de Dezembro.

O evento “GraPE 2017 – Progresso e Desafios numa Nova Era​“ terá quatro focos importantes: 1) A situação actual da diáspora e o seu potencial para o futuro económico português; 2) A língua e a cultura portuguesa no mundo; 3) Novas tecnologias disruptivas desde a área da genética à data science; 4) Implicações éticas e desafios inerentes às novas tecnologias, a um nível individual e societal.

O Fórum GraPE resulta da parceria de múltiplas associações de graduados, investigadores e estudantes portugueses em todo mundo e surge no seguimento dos fóruns anteriores em diversos pontos do país, nomeadamente em Lisboa (2012 e 2014), no Porto (2013), em Guimarães (2015) e em Coimbra (2016),

Este evento de dinâmica internacional é uma iniciativa única em Portugal reúne portugueses graduados distribuídos pelo mundo convidando-os a partilhar experiências profissionais e a interagir com graduados dentro e fora do país, promovendo assim novas redes de contactos entre esta diáspora, e portugueses em Portugal, nas mais diversas áreas. À semelhança das edições anteriores, pretende-se também promover o debate de questões cruciais com implicações importantes no futuro de Portugal e assim trocar ideias que contribuam para a criação de um novo mundo de oportunidades, antecipando o futuro mercado de trabalho.

No corrente ano o GraPE conta com as ilustres presenças de personalidades como Luís Faro Ramos (Presidente Camões, I.P.), Luís M.P. Correia, (Professor associado com agregação na Universidade de Lisboa), Filipa Peleja (Data Scientist), Maria do Céu Patrão Neves (Professora Catedrática de Ética na Universidade Católica), David Marçal (Redactor científico na Ciência Viva, coordenador Global Portuguese Scientists), Dinis Guarda (CEO Ztudium Ltd), entre outros. O fórum contará também com  a presença de Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva.

Mais informações podem ser obtidas no website do GraPE 2017, nas redes sociais Facebook e Linkedin ou através do e-mail forum.grape@gmail.com.

O evento é organizado pela PARSUK (Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom), a AGRAFr (Association des Diplômés Portugais en France),  a ASPPA (Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha) a PAPS (Portuguese American Postgraduate Society) e pela APEI BeLux – Associação de estudantes e investigadores Portugueses residentes na Bélgica e no Luxemburgo.

Confira o programa completo em anexo.