Segunda-feira, 03 de Junho de 2024
Congressos

5th Conference of the International Network for Theory of History | History & Responsibility. Doing History in Times of Conflicting Political Demands

Início: Fim: Países: Portugal

História

International Network for Theory of History

History & Responsibility. Doing History in Times of Conflicting Political Demands

5th NETWORK CONFERENCE | 21-24 maio '24 | Auditório, Sala de Formação, Sala Multimédia | Entrada livre

 

A V conferência da Rede Internacional de Teoria da História (International Network for Theory of History - INTH) é subordinada ao tema genérico da responsabilidade histórica. O objetivo desta conferência é reunir teóricos da história e historiadores da historiografia de todo o mundo e promover a troca de ideias, questões e recursos.

A escrita da história sempre envolveu preocupações éticas. Mas, nas últimas décadas, testemunhámos discussões públicas crescentes e generalizadas sobre a responsabilidade da história e dos historiadores na sociedade. Disso são exemplo, os debates em torno do erro histórico e a sua relação com as injustiças e desigualdades contemporâneas. Pensemos, por exemplo, nas iniciativas que procuram abordar o papel da escravatura histórica no racismo contemporâneo; a influência contínua dos legados coloniais nas relações de poder (globais); o impacto da poluição passada nas alterações climáticas, ou a influência do abuso institucional de crianças nos problemas socioeconómicos contemporâneos enfrentados pelas comunidades indígenas.

Os historiadores e o seu trabalho têm estado frequentemente sob os holofotes em tais discussões: enquanto alguns desejam ver a historiografia (académica) como um recurso importante para respaldar e legitimar reivindicações de reparação histórica, outros veem-na como tendo sido negligente, ou mesmo (in)diretamente envolvida em erros históricos. Os próprios historiadores expressam opiniões divergentes e conflituantes sobre quais deveriam ser os compromissos éticos da profissão.

Os historiadores sempre refletiram sobre o que poderiam ser consideradas formas (ir)responsáveis de fazer investigação histórica ou de escrever a história. Recentemente, uma genuína "virada ética" no nosso campo parece ter ganhado um novo impulso. Ouvimos agora apelos à reabilitação do julgamento de valor sobre o passado (Bloxham 2020), à criação de um código ético para uma "História Responsável" (De Baets 2009) e damos conta de um foco crescente nas virtudes epistémicas (Paul 2022), justiça epistémica (Domanska 2021), ou nas testemunhas morais (Tozzi 2012).

A edição de 2024 da conferência da INTH, abordará estas intrincadas questões, no entanto, tal como aconteceu em reuniões anteriores, outros trabalhos sobre outros temas relevantes nas áreas de Teoria da História e da História da Historiografia, serão igualmente debatidos.

 

PROGRAMA

Palestrantes confirmados: Joan Wallach Scott (Princeton); Herman Paul (Universidade de Leiden); Pedro Cardim (Universidade Nova de Lisboa).

Organizadores: Berber Bevernage (Ghent University), Felipe Brandi (Universidade NOVA de Lisboa), José Neves (Universidade NOVA de Lisboa), Luis Trindade (Universidade NOVA de Lisboa), Kenan Van De Mieroop-Al Bahrani (Leiden University) e Eva Willems (Ghent University).

O Instituto de História Contemporânea é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (UIDB/04209/2020, UIDP/04209/2020 e LA/P/0132/2020).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas