Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura abre inscrições para ouvintes e apresentação de trabalho

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Chamada para trabalhos, Cultura, Divulgação

Estão abertas as inscrições para o 5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC 5), evento organizado por alunos de pós-graduação do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O Encontro será realizado de 24 a 26 de abril, na Unicamp, e oferece três modalidades de participação: Ouvintes, Comunicações orais e Relatos de experiências. Para as duas últimas, é necessário submeter para avaliaçãoaté 23 de março, um resumo do trabalho a ser apresentado.

O procedimento de inscrição, valores e detalhes para cada modalidade estão disponíveis no site do evento. Neste ano, o tema escolhido para nortear os debates do EDICC é “Ciência, tecnologia e cultura: resistir e transbordar”, visando reunir e potencializar propostas inovadoras para uma divulgação científica, tecnológica e cultural que não apenas resista e (re)exista frente a desafios políticos, econômicos e sociais, mas que também transborde as fronteiras ainda existentes entre a sociedade e as instituições de ensino e pesquisa.

O objetivo é promover uma troca de saberes entre diferentes territórios, gerações, crenças e costumes.

Os interessados em apresentar trabalhos acadêmicos - de iniciação científica, conclusão de curso (TCC), especialização, mestrado ou doutorado - e relatos de experiências profissionais devem atentar para a proposta do evento, que abrange os seguintes tópicos: divulgação científica, tecnológica e cultural; cultura científica; comunicação, sociedade e cidadania; e arte, ciência e tecnologia.

O EDICC 5 também contará com mesas-redondas, conferências, oficinas e intervenções artísticas alinhadas ao tema da edição. A programação completa será divulgada em breve no site do evento e via redes sociais.

Vinculado ao EDICC 5, será promovido o simpósio “Projor - 20 anos de vigilância midiática e desenvolvimento do jornalismo”, uma realização do Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, entidade voltada à reflexão e ao aprimoramento da prática jornalística e da imprensa livre, conhecida, principalmente, pela criação do Observatório da Imprensa.

O EDICC 5 é apoiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Labjor é um centro de referência para a pesquisa e a formação em divulgação científica e cultural no Brasil, fazendo parte do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas. O Laboratório oferece o curso de Especialização em Jornalismo Científico (lato sensu) e o programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (stricto sensu). São desenvolvidas pesquisas nas seguintes linhas: Cultura científica; Literatura, artes e comunicação; Informação, comunicação, tecnologia e sociedade; e Percepção Pública da Ciência e Tecnologia.

Mais informações no site do 5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC 5).