Quinta-feira, 19 de Julho de 2018
Congressos

5ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos: “Minas, tecnologias e educação: convergências”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Educação, História, Museus e Bibliotecas

5ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos:
“Minas, tecnologias e educação: convergências”

23 de Novembro, Mina de São Domingos (Mértola)

 

O Instituto de História Contemporânea (IHC), através do seu Grupo de Investigação CEHFCi – Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica da Universidade de Évora promove, no próximo dia 23 de Novembro de 2018, a 5ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos “Minas, tecnologias e educação: convergências”.

A Jornada Interdisciplinar é dedicada à história da Mina de São Domingos, dando ênfase às interligações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, e a sua aplicação num contexto educativo/museológico.

É esperado o melhor enquadramento das comunicações no seguinte tema:

Durante cerca de um século, uma povoação originada pela exploração mineira vivenciou de forma diferenciada o encontro de culturas de dois países – Portugal e Inglaterra – e os avanços tecnológicos da época, que foram aplicados nas infraestruturas e na própria extracção e processamento das pirites: a Mina de São Domingos. Com o fim da exploração mineira, ficaram a nu, um passivo ambiental, cuja resolução constitui um desafio actual, e um património diversificado, que importa preservar. É sobre a história desta povoação mineira em particular, entre outras situadas ao longo da Faixa Piritosa Ibérica, que se pretende cruzar as visões de especialistas em áreas como a antropologia, a arqueologia, a biologia, a geologia, a história, a história da ciência, a química, a sociologia e o urbanismo, com ênfase para um debate centrado nas questões científicas, tecnológicas e ambientais, um contributo disponível para todos os que se interessam pelo tema e que pensamos de especial utilidade para profissionais de ensino e dos serviços educativos, na sua actuação com as comunidades.

 

Submissão

Um resumo até 500 palavras (incluindo título) e um CV breve (até 200 palavras) deverão ser submetidos para o e-mail: cehfc@uevora.pt

Data limite para submissão dos resumos: 30 de Setembro de 2018
Seleção das propostas e comunicação aos participantes: 8 de Outubro de 2018
Envio de texto para publicação do e-book até 31 de Outubro de 2018

Indicações para elaboração de textos a incluir no e-book

Contribuição inédita (texto não publicado);
Envio do texto até 31 de Outubro de 2018, de modo a que a publicação esteja disponível à data da 5ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos;
A preferência de tipo de ficheiro a enviar é Word.doc

Texto:

  • Nº máximo de palavras do texto, incluindo título, resumo e referências bibliográficas: 5000;
  • Três palavras chave (PT e ENG) e um abstract em inglês (máximo 200 palavras);
  • Referências integradas no texto: sistema Chicago (nome ano, nº da página);
  • Evitar notas de rodapé (apenas para informação adicional);
  • Por uma questão de uniformização, incluir secções de introdução e conclusão ou equivalentes, e uso do novo acordo ortográfico.

Imagens (se incluídas)

  • As imagens não necessitam ser muito pesadas mas devem ter no mínimo as dimensões 1024×768 px com 72 DPIs de resolução;
  • As imagens não devem ser enviadas inseridas em documento Word e, se assim for, disponibilizar pelo menos uma cópia das imagens em jpeg.

Comissão Organizadora

Jorge Ferreira (IHC-CEHFCi-UÉ)
João Serrão (Fundação Serrão Martins)
Maria de Fátima Nunes ( UÉ / IHC-CEHFCi-UÉ)
Ângela Salgueiro (IHC-CEHFCi-UÉ-NOVA FCSH)
Sara Albuquerque (IHC-CEHFCi-UÉ)

Apoio

Esta Jornada é financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do PEst UID/HIS/04209/2013 e apoiada pela Câmara Municipal de Mértola e pela Fundação Serrão Martins.

Mais informação

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas