Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

5º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Cultura, Política Cultural

O 5º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER) acontece de 22 a 25 de novembro na Universidade de Brasília (UNB). O evento, organizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (ANINTER -SH) tem como tema Desenvolvimento, Democracia e Interdisciplinaridade. O prazo final para envio de resumos de trabalhos é o 21 de outubro.

Eixo temático
O 5º Coninter propõe-se a discutir as relações existentes entre um projeto de desenvolvimento democrático e a geração de saberes que transcendam as fronteiras disciplinares. Um projeto de desenvolvimento democrático abre espaço para a participação de atores não-estatais, respeitadas suas características individuais e culturais, bem como seus direitos individuais e coletivos. A democracia caracteriza-se pela disputa de visões de mundo, saberes, políticas públicas e métodos de gestão que expressem as demandas sociais e as concretizem em um projeto de desenvolvimento que oriente as ações estatais.

A construção deste projeto de desenvolvimento democrático exige, cada vez mais, conhecimentos que reflitam e construam abordagens multidimensionais e complexas sobre os problemas e desafios colocados à população, sendo a interdisciplinaridade essencial a esta caracterização e construção. O 5º Coninter discutirá o desenvolvimento, a democracia e a interdisciplinaridade a partir de temas concretos e centrais que reflitam as demandas da sociedade e o estabelecimento de pontes entre os três elementos elencados.

Mesas
Mesa Capes- Tendências e avaliação para a área
Mesa redonda1- Cultura, democracia e desenvolvimento
Mesa redonda2- Políticas públicas, desenvolvimento e sociedade
Mesa redonda3- Território, ambiente e desenvolvimento

Mais informações na página da Aninter e no edital em anexo.