Quinta-feira, 02 de Maio de 2024
Congressos

5.ª Conferência “Mídia e Governança na América Latina”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Suécia

Chamada para trabalhos, Ciências da Comunicação, Estudos Latino-Americanos

Chamada de Trabalhos
5.ª Conferência “Mídia e Governança na América Latina: Comunicação em Cenários Políticos de Contestação”
15-16 de junho 2020
Instituto Nórdico de Estudos Latino Americanos – Universidade de Estocolmo

Está aberta a chamada de trabalhos para a 5.ª Conferência Mídia e Governança na América Latina. A conferência vai ser realizada no Instituto de Estudos Latino Americanos, Universidade de Estocolmo, 15 e 16 de junho de 2020.

Datas importantes:

  • Envio de trabalhos até: 30/01/2020
  • Decisão de aceite: 28/02/2020
  • Inscrições a partir de: 02/03/2020
  • Divulgação do programa: 20/05/2020 (Data estimada)

A participação na conferência é gratuita, mas todas/os as/os participantes devem se inscrever.

A conferência Mídia e Governança na América Latina promove intercâmbio intelectual sobre como as mídias interagem com mudanças sociais, políticas, simbólicas e tecnológicas na América Latina. Em 2020, com o tema “Comunicação em Cenários Políticos de Contestação”, a conferência vai discutir o papel da comunicação em contextos de polarização política, conflitos, crescentes ameaças a grupos minoritários e o crescimento de movimentos antidemocráticos. Propomos um entendimento amplo de política, para além de política parlamentar e partidária, incluindo todos os aspectos da vida em coletividade.

Convocamos o envio de propostas que analisem os aspectos comunicativos de cenários políticos de contestação na América Latina, explorando as relações entre conflitos políticos e comunicacionais, o papel da mídia em processos de polarização política e em contextos de polarização e as relações entre democracia e as estruturas de comunicação. Os trabalhos devem analisar tais aspectos a partir de reflexões teóricas e/ou investigações empíricas.

A conferência também vai explorar a relação entre mídia e governança a partir de várias disciplinas das ciências sociais e humanidades, como jornalismo, comunicação política, comunicação global, mídias digitais, estudos LGBT, ciências políticas, análise de discurso, antropologia, cinema, relações internacionais, entre outros.

Objetivos

O objetivo da conferência é promover debates intelectuais sobre o papel da mídia na promoção de práticas democráticas de governança na América Latina. Reunindo pesquisadoras/es estabelecida/as e jovens, a iniciativa pretende criar um espaço para intercâmbios sobre a relevância teórica e metodológica desses debates. A conferência tem como objetivo abordar debates acadêmicos em campos como comunicação global, mídia e desenvolvimento e perspectivas do Sul Global em estudos de mídia e comunicação, constituindo-se em uma oportunidade para que pesquisadoras/es de vários países discutam abordagens teóricas e metodológicas, estudos de casos nacionais, projetos comparativos e colaborações acadêmicas em um contexto transdisciplinar.

Palestrantes:

  • Rossana Reguillo – Instituto de Estudios Superiores de Occidente – ITESO, Mexico
  • Silvio Waisbord – George Washington University, United States

Temas de interesse

Convocamos especialmente o envio de trabalhos em torno dos seguintes temas, sem se limitar a eles:

Teorias e métodos: Até que ponto os estudos comparativos podem revigorar debates acadêmicos para além da(s) área(s) estudadas? Como construir ferramentas teóricas e metodológicas sólidas para abordar audiências globais a partir de dados locais ou regionais? Quais são as semelhanças e diferenças entre o estudo de mídia e governança na América Latina e no Sul Global? Como a pesquisa a partir da América Latina pode contribuir para a diversidade dos estudos de mídia e comunicação?

Sistemas de mídia, pluralismo e práticas de governança: Como os sistemas midiáticos na região estão promovendo ou dificultando diálogo e tolerância? Qual é a relação entre mídia, governança democrática e processos de polarização política? Como mídias novas e tradicionais interagem com o estado, o setor privado, a sociedade civil e os públicos para a promoção de debates plurais, tolerância e representação de grupos minoritários? Como as tecnologias de mídia e as plataformas digitais incidem em processos de polarização política? Qual é o papel da comunicação em superar fenômenos (como censura, clientelismo, populismo e concentração de propriedade) que dificultam práticas de governança democrática?

Mídia e representação política: Que práticas jornalísticas e dinâmicas organizacionais favorecem diálogo, tolerância e diversidade na América Latina? Como o jornalismo aborda tópicos relacionados à política na região, como por exemplo violência, desigualdade e corrupção? Como protestos e resistência social são representados na cobertura da mídia na região? Até que ponto a comunicação digital incorpora temas (como desigualdade racial, de gênero e de classe) e atores (comunidades indígenas, mulheres, LGBT, afrodescendentes e outras minorias) previamente marginalizados? Como a mídia e a imprensa trabalham com a emergência de posições políticas extremistas? Como a comunicação midiática está contribuindo para o diálogo, a diversidade e a tolerância?

Comunicação para o desenvolvimento: Que impacto agentes de mudança social, como grupos da sociedade civil, têm para a visibilidade vozes e problemas diversos? Qual é o impacto das tecnologias digitais em cenários políticos de contestação? Como atores marginalizados estão se apropriando das mídias digitais?

Atividades pós-conferência 17/06

  • Manhã: Encontro para a formação da rede internacional de pesquisa “Mídia e Governança na América Latina”.
  • Tarde: Oficina de publicação e disseminação de pesquisa sob a ótica do Sul Global.

Facilitadora: Dra. Florencia Enghel, Universidade de Malmö. 15 vagas, inscrição obrigatória.

Envio de trabalhos e participação

Resumos de no máximo 350 palavras em espanhol ou inglês devem ser enviados para conference.mediagovla@gmail.com até 30 de janeiro de 2020. Autoras/es serão notificados da decisão de aceite até 28 de fevereiro de 2020.

Autoras/es que queiram ter seu artigo completo considerado para publicação devem enviá-lo até 30 de abril de 2020 para o e-mail conference.mediagovla@gmail.com. Questões sobre a conferência podem ser enviadas para: conference.mediagovla@gmail.com

O ciclo de conferências Media and Governance in Latin America teve início em 2014. As quatro edições prévias da conferência reuniram mais de cem pesquisadoras/es em mídias digitais, mídias cidadãs, jornalismo investigativo, democratização, entre outras áreas. Nesse período a conferência construiu uma rede de debates e gerou relevantes colaborações de pesquisa entre pesquisadoras/es na Europa e Américas.

Comitê de organização:

  • Dra. Paola Sartoretto – Instituto de Estudos Latino Americanos - Universidade de Estocolmo, Suécia
  • Dra. Ximena Orchard – Universidade Alberto Hurtado, Chile
  • Dra. Sara Garcia Santamaría – Universidade Ramon Llull, Espanha
  • Dra. Julieta Brambila – Universidade das Américas, Mexico
  • Dr. Jairo Lugo-Ocando – Northwestern University in Qatar, UAE

Parceiros institucionais:

  • Instituto Nórdico de Estudos Latino Americanos – Universidade de Estocolmo, Suécia
  • Departamento de Jornalismo, Universidade Alberto Hurtado, Chile
  • Northwestern University – Qatar, EAU

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas