Sábado, 18 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Ensino, promoção e manutenção do português como língua de herança

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Língua, Literatura, Chamada para trabalhos, Linguística, Literacia

A 4ª edição da Conferência sobre o ensino, promoção e manutenção do português como língua de herança, um evento internacional, aberto a educadores, pesquisadores e outros profissionais ligados ao PLH e pais de brasileirinhos de todo o mundo, acontece de 17 a 20 de maio em Nova York. O tema desta edição é "Prática, preparo, prioridades, profissionalização: o PLH no prumo" e o objetivo do encontro é refletir sobre a prática do PLH nos últimos anos, tendo como enfoque a discussão da necessidade de profissionalização desse campo de estudos. Os investigadores interessados têm até 5 de janeiro de 2017 para enviar propostas de trabalhos.

O evento é coordenado pela organização cultural sem fins lucrativos Brasil em Mente. O formato proposto para 2017 tem como objetivo incentivar apresentações sobre a prática do PLH: o que tem sido feito, as conquistas, os desafios, as limitações; socializando, assim, as questões que preocupam os educadores, permitindo a criação em conjunto de ferramentas que beneficiem o bilinguismo que envolve uma língua de herança de maneira efetiva. As atividades serão realizadas de forma a analisar filosofias, metodologias, currículos e estratégias utilizadas nessa prática.  

Essa profissionalização é pensada não só para o educador, mas também para os pais que desejam desenvolver esse estilo de vida bilíngue no contexto familiar, de forma a dar continuidade ao que é realizado na iniciativa. Além disso, a conferência também dará suporte àqueles que desejam criar materiais didáticos e paradidáticos para os falantes de português como língua de herança.

Pela manhã, teremos palestras e apresentações; à tarde, LABS (atividades práticas e interativas), nas quais um time de especialistas em planejamento, prática, avaliação e vitalidade da língua portuguesa estará guiando práticas e discussões multidisciplinares, envolvendo assuntos como aspectos fonológicos, da escrita, literatura, música, arte, teatro, dança, culinária entre outros.

Mais informações na página da Brasil em mente.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas