42. Austrian Linguistics Conference 2016 | Workshop «O discurso da ideologia linguística e o multilinguismo»
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Áustria
O Instituto de Linguística da Universidade Karl-Franzens de Graz sedia a 42.ª edição do Congresso de Linguística da Áustria, a ser realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2016.
No âmbito desse congresso, encontra-se aberto o período para a apresentação de propostas para o Workshop «O discurso da ideologia linguística e o multilinguismo», organizado por Alla Klimenkowa e Uta Helfrich, da Universidade de Gotinga.
Apresentação
As ideologias de homogeneidade linguística e cultural e/ou circunstâncias políticas e económicas do colonialismo continuam a afetar as práticas linguísticas e constelações linguísticas em várias regiões do mundo. No entanto, os discursos de ideologia linguística nas áreas francófona, anglófona, hispanófona, lusófona, germanófona e outras áreas marcadas por um contacto intensivo de idioma e migração, demonstram contradições consideráveis entre a eco-linguística ao nível macro e micro, ou seja, entre um nível mais amplo da comunidade linguística e grupos de falantes ou falantes individuais.
Considerando a escassez de estudos contrastantes sobre estas questões, o seminário aborda "como" e "onde exatamente" o multilinguismo é negociado em comunidades plurilingues, com um foco particular sobre a esfera institucional, a dos meios de comunicação e outras esferas sociais e formatos de interação.
São aceites propostas sobre aspetos teóricos e práticos relativos aos discursos de ideologia linguística em comunidades plurilingues e migratórias modernas, especialmente (mas não exclusivamente) no que respeita aos seguintes aspetos:
- As atitudes dos falantes para os fenómenos de contacto linguístico;
- As ideologias linguísticas e o discurso público (os meios) e o seu impacte na prática linguística dos indivíduos na interação quotidiana;
- As ideologias linguísticas locais em contextos de migração e diáspora;
- A linguagem como um instrumento de diferenciação cultural étnica e social;
- Exemplos de processos semióticos que produzem, avaliam e propagam conceitos de "linguagem".
Os resumos (aproximadamente 500 palavras) devem ser enviados para os seguintes endereços: alla.klimenkowa@phil.uni-goettingen.de e uta.helfrich@phil.uni-goettingen.de antes do dia 31 de julho de 2016. A aceitação será notificado nos finais de agosto. As apresentações de trabalhos não deverão exceder 20 minutos, com 10 minutos para a discussão.
As línguas do seminário são: Inglês, Francês, Português e Espanhol.
42. Österreichische Linguistiktagung 2016 / 42. Austrian Linguistics Conference 2016
Workshop «O discurso da ideologia linguística e o multilinguismo»
18 e 19 de novembro de 2016
Karl-Franzens-Universität
Graz, Austria
Mais informações: https://sprachwissenschaft.uni-graz.at/de/forschen/oelt-2016/
Fonte: romanistik.de



