Sexta-feira, 29 de Março de 2024

4º Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal Brasil

Início: Fim: Países: Brasil, Portugal

Arquitetura, Ciências Humanas e Sociais, Património, Urbanismo

O 4º Fórum Internacional do Património Arquitetónico Portugal/Brasil realiza-se nos dias 25 e 26 de maio de 2017, no Mosteiro de Pombeiro, que integra a Rota do Românico, numa oportunidade de debate multidisciplinar e interinstitucional, entre os dois países. O Fórum é uma oportunidade de debate bilateral dirigido aos técnicos, comunidade científica, empresas, agentes culturais, Câmaras Municipais, instituições ligadas à preservação e manutenção do Património e a todos os interessados por este tema. As inscrições estão abertas.

O evento é organizado pela Universidade de Aveiro, a Rota do Românico e a parceria do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Núcleo de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Os dois dias do Fórum terão momentos de debate para uma participação mais alargada. O primeiro dia será pautado pela intervenção das entidades responsáveis e promotoras das ações de dinamização, financiamento e regularização das intervenções no património. O segundo dia pela apresentação de casos, como exercícios de boas práticas e reflexões de natureza técnica.

O Fórum pretende divulgar e debater o trabalho que tem sido desenvolvido nos 2 países em torno do Património edificado, a sua manutenção, reabilitação e dinamização como processo de criação de valor. Terá como objetivo principal a partilha de saberes e experiências ao nível técnico, científico e cultural que permitirá consolidar ações conjuntas, parcerias e, ainda, o debate em torno das políticas culturais relativas à gestão do Património, com especial enfoque na ligação entre Portugal e o Brasil e o seu  legado comum.

Mais informações na página do Fórum Internacional do Património Portugal Brasil.