Segunda-feira, 29 de Maio de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

4º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura está com inscrições abertas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Comunicação, Jornalismo, Ciências Humanas e Sociais

4º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura está com inscrições abertas

Organizado pelos alunos do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, o Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC) chega à sua quarta edição neste ano. O EDICC 4 será realizado em 25 e 26 de abril, nos prédios do Labjor e do Instituto de Geociências (IG), na Unicamp (Campinas, SP), e está com as inscrições abertas, até 30 de março, para comunicações orais e intervenções livres, no site do evento. Já os ouvintes poderão se inscrever gratuitamente a partir de 3 de abril.

O tema escolhido para nortear esta edição é “Resistências: perspectivas na Cultura, Ciência e Tecnologia”, que será abordado por palestrantes e facilitadores de diversas partes do Brasil através de mesas redondas, apresentações de trabalhos, oficinas e atividades culturais. Entre os objetivos, estão: levantar questões sobre o atual cenário da produção cultural, científica e tecnológica no país; discutir os novos caminhos para a pesquisa acadêmica nessas áreas; e trazer experiências e movimentos surgidos nos espaços públicos, com foco na integração e no compartilhamento de conhecimentos contra-hegemônicos.

Para as comunicações orais, serão aceitos trabalhos, finalizados ou em andamento, de iniciação científica, especialização, mestrado ou doutorado, além de projetos aprovados em processo seletivo de pós-graduação com previsão de início em 2017. O conselho avaliador levará em conta critérios como relevância do tema e adequação ao campo da divulgação científica e cultural, fundamentação teórica, clareza e metodologia.

Já as propostas de intervenções artísticas e culturais podem abranger performances, oficinas, exposições e vivências que estimulem a resiliência dos agentes de cultura, ciência e tecnologia. Também são bem-vindos relatos de experiências criativas e independentes no modo de fazer divulgação científica e cultural.
O resultado dos projetos aprovados, tanto para intervenções como para comunicações orais, será divulgado entre 6 e 7 de abril e a taxa de inscrição será de R$ 30. Posteriormente, os palestrantes, debatedores e pesquisadores que participaram do encontro poderão submeter textos para compor a Revista do EDICC 4, que contará com pareceristas convidados para o processo de curadoria.

A programação completa será divulgada em breve no site e na página oficial do EDICC no Facebook.  

O Labjor

O Labjor é um centro de referência para a pesquisa e a formação em divulgação científica e cultural no Brasil, oferecendo um curso de Especialização em Jornalismo Científico (lato sensu) e o programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (stricto sensu). Possui as seguintes linhas de pesquisa: Cultura Científica; Literatura, artes e comunicação; Informação, comunicação, tecnologia e sociedade; e Percepção Pública da Ciência e Tecnologia.

O laboratório faz parte do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp. Mais informações no site do Labjor.


Serviço
O que: 4º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (Edicc 4)
Quando: De 25 a 26 de abril de 2017
Onde: Labjor (Rua Seis de Agosto, 50, 3º piso) e IG (Rua João Pandiá Calógeras, 51), na Unicamp (Campinas, SP)
Mais informações: https://edicc2017.wixsite.com/edicc4 e https://www.facebook.com/edicc.unicamp/

Contato: 4edicc@gmail.com

Documentos

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page