Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

4º Colóquio Internacional Artífices da Correspondência sobre edição de cartas

Início: Fim: Países: Brasil

Livros, Literatura, Edição, Cultura, Acervos Documentais

O 4º Colóquio Internacional Artífices da Correspondência acontece nos dias 8 e 9 de novembro, no Instituto de Estudos Avançados da USP. Com o tema “Procedimentos Teóricos, Metodológicos e Críticos na Edição de Cartas”, o evento reunirá pesquisadores do Brasil e da França para debater questões envolvidas na edição de correspondências. O foco do evento é difundir percepções técnico-científicas atualizadas, sinalizando as potencialidades e vicissitudes do trabalho interpretativo, bem como aspectos interculturais presentes nas trocas epistolares.

O colóquio divulgará importantes acervos de cartas e edições em preparo pelos pesquisadores ligados ao Convênio USP/Cofecub (2012-2016), que congrega o IEB-USP e o Centre de Recherches sur les Pays Lusophones, da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3.

Na ocasião serão lançadas as obras Escritas epistolares (Geneviève Haroche-Bouzinac; tradução de Brigitte Hervot e Sandra Ferreira; Edusp), Muito d’alma: cartas de Paulo Barreto (João do Rio) a João de Barros: 1909-1921 (orgs. Claudia Poncioni e Virgínia Camilotti; Garamond/Academia Brasileira de Letras) e O gênero epistolar ou o pensamento nômade (Brigitte Diaz, tradução de Ligia Fonseca Ferreira; Edusp).

Mais informações na programação completa em anexo e na página da USP.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas