Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

3ª Conferência Anual da Associação de Estudos Lusófonos

Início: Fim: Países: Canadá

Chamada para trabalhos

A Conferência "A Lusofonia em Progressão: Legado Histórico, Transnacionalismo e Desenvolvimento em Contextos Globalizados", que será celebrada entre o 28 de junho e o 1 de julho de 2015 em Halifax, Canadá; aceita propostas até o dia 10 de novembro de 2014.

Após o estabelecimento, entre os séculos XV e XVI, da primeira rede de comércio marítima global do mundo, os países e regiões de língua portuguesa sofreram um longo declínio económico e político. Recentemente, no entanto, este bloco lusófono - liderado pelas economias do Brasil e Angola - voltou a ser uma força económica e política emergente. Por exemplo, o comércio bilateral canadense com o Brasil aumentou mais de 150% desde 2002, enquanto que este país representa a sexta maior fonte de investimento estrangeiro direto no Canadá. Enquanto isso, o Canadá é o destino número um para os investimentos externos brasileiros. O Português é agora também uma das línguas oficiais da União Europeia e do Mercosul. Como resultado desta vitalidade, o Português foi considerado, pela revista Monocle Magazine, 57 (6), "A nova linguagem do poder e do comércio."

O envolvimento académico do Canadá com essas regiões lusófonas tem sido considerado por analistas como inconstante e esporádico, e alguns têm reclamado a necessidade de desenvolver-se neste país uma base de conhecimento mais holística sobre esta lusofonia. Como consequência, tanto o governo canadense, bem como a AUCC (Associação de Universidades e Faculdades do Canadá) endossaram o fortalecimento das relações entre o Canadá e os países de língua portuguesa, incluindo a promoção da educação e das ligações académicas. Apesar deste reconhecimento, têm surgido poucas oportunidades no Canadá para a divulgação de novos conhecimentos sobre esta parte do mundo, ou para o estabelecimento das relações entre os académicos canadenses e lusófonos.

A 3ª Conferência Anual da Associação de Estudos Lusófonos ― Lusophone Studies Association (LSA), uma associação com sede no Canadá, iniciada em 2013, irá abordar esta lacuna, reunindo académicos, estudantes, políticos e representantes de organizações da Lusofonia, a fim de traçar o perfil do atual conhecimento multidisciplinar sobre a evolução histórica do mundo lusófono, contextualizar as sociedades contemporâneas de língua portuguesa, migrações e identidades e dialogar sobre as direções atuais e futuras. A conferência também vai explorar temas em literatura lusófona, linguística e língua, bem como a falta de pesquisa sobre importantes temas atuais. O Comitê Organizador da Conferência está agora em busca de trabalhos individuais e de workshops sobre temas relevantes como os seguintes:

· Relações canadenses com o Brasil e outros países lusófonos
· A evolução atual da economia e do comércio em países de língua portuguesa
· Cultura Lusófona, estética, diálogo literário, linguística e linguagem
· O mundo de língua Portuguesa em perspectiva histórica
· Relações históricas e geopolíticas no mundo lusófono
· A situação de crianças e jovens lusófonos
· Migrações Lusófonas, integração, diásporas e transnacionalismo
· Cidadania e interculturalidade
· A educação global e do mundo lusófono
· A negociação de identidades étnicas, sociais, regionais e outras, nos povos lusófonos
· A presença histórica portuguesa na região Atlântica da América do Norte
· O multiculturalismo, a interculturalidade e a identidade nacional

Outros temas relacionados também serão considerados

Um resumo de 300 palavras, em MS Word ou RTF, deverá ser apresentado até a segunda-feira, 10 de novembro de 2014. Utilize texto simples, fonte Times New Roman, tamanho 12. Evite o uso de notas de rodapé, formatação especial, caracteres ou ênfases, como negrito, itálico ou sublinhado. Escreva no campo do assunto do e-mail: A Lusofonia em Progressão.

Trabalhos individuais são comunicações académicas que serão apresentados como parte de um workshop ou painel. Workshops são apresentações de painéis de 2-4 trabalhos individuais. Os resumos deverão conter o seguinte:

1. Indique se a proposta é para um trabalho individual ou um workshop
2. Nome(s) do(s) Autor(es)
3. Afiliação
4. E-mail
5. Título do Resumo
6. Resumo, descrevendo os principais pontos a serem levantados e conclusão resumida

Universidade Mount Saint Vincent e Universidade Saint Mary’s
28 junho - 1 julho, 2015
Halifax, Nova Escócia, Canadá

Por favor, envie o seu material para a Associação de Estudos Lusófonos na lsa@yorku.ca. Confirmaremos a recepção de todas as propostas.

Networks H-Net
Bernt Rostad: Mosaic world map; CC BY 2.0