Quinta-feira, 28 de Março de 2024

31ª Reunião Brasileira de Antropologia: Direitos Humanos e Antropologia em Ação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Chamada para trabalhos, Direitos Humanos

A Associação Brasileira de Antropologia e a Universidade de Brasília convidam para a 31ª Reunião Brasileira de Antropologia. O encontro será realizado entre 9 e 12 de dezembro de 2018 e traz como temática geral “Direitos Humanos e Antropologia em Ação”. O período para submissão de resumos (de artigos e pôsteres) nos GTs vai de 16 de maio a 13 de julho de 2018.

O evento contará com o apoio relevante do Departamento de Antropologia da UnB e do seu Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS), do Instituto de Ciências Sociais (ICS),  e de seus/suas docentes e discentes. O ICS congrega os Departamentos de Antropologia (DAN), Sociologia (SOL) e Estudos Latino- Americanos (ELA). O ICS é responsável pelo curso de Ciências Sociais e suas habilitações em Antropologia (Bacharelado), Sociologia (Bacharelado) e Ciências Sociais (Licenciatura) e pelos Programa de Pós-Graduação  em Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e  Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas.

Terá também o apoio do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), que oferece o curso de Mestrado em Sustentabilidade junto aos Povos e Terras Tradicionais (MESPT); o apoio da área de Saúde Coletiva da Faculdade de Ceilândia (FCE); da Faculdade de Saúde Coletiva (FS); da Faculdade de Educação (FE); do Instituto de Artes (IDA)e o forte apoio da Reitoria e da Administração Superior da UnB.

Prêmio Levi-Straus

A Associação Brasileira de Antropologia lança a sétima edição do Prêmio Lévi-Strauss. O Concurso é uma homenagem à contribuição de Claude Lévi-Strauss à Antropologia e visa estimular novas carreiras e dar visibilidade à produção original e de grande qualidade acadêmica de pesquisas desenvolvidas na graduação, em universidades brasileiras.

• Modalidade A – Pôster: Serão aceitos nesta modalidade trabalhos relativos a pesquisas antropológicas desenvolvidas em universidades brasileiras, em cursos de graduação, por estudantes associados/as à ABA na categoria associado aspirante e/ou orientados/as por professor/a associado/a à ABA.
  • Modalidade B – Artigo: Serão aceitos artigos relativos a pesquisas desenvolvidas em universidades brasileiras em cursos de graduação por estudantes graduados em Antropologia, Ciências Sociais ou áreas afins, formados em bacharelado ou licenciatura entre maio de 2016 e outubro de 2018, e orientados por antropólogo/a associado/a à ABA.

Prêmio Pierre Verger
PPV – Prêmio Pierre Verger / IX Edição Ensaio Fotográfico e XII Edição Filme Etnográfico

O Concurso Pierre Verger da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) têm por objetivo premiar produções fílmicas e fotográficas de cunho antropológico que apresentem qualidade técnica, heurística e estética reconhecidas na área.

O trabalho deve ter autoria ou coautoria de um(a) antropólogo(a) seja ele ou ela associado à ABA ou com formação institucional em Antropologia (graduação em Antropologia concluída ou pósgraduação em Antropologia, em andamento ou concluída, sem a necessidade de ser associado à ABA).

Mais informações no site da 31ª Reunião Brasileira de Antropologia.