Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

2ª Semana de Conservação do Museu Nacional

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, História, Educação, Arquivos, Bibliotecas, Museologia, Arquivologia

2ª Semana de Conservação do Museu Nacional
8 a 10 de novembro de 2017, às 08h30 horas.

Auditório Roquette Pinto |  Museu Nacional - UFRJ
Quinta da Boa Vista - São Cristóvão
Rio de Janeiro


Com o objetivo de divulgar o Laboratório Central de Conservação e Restauração (LCCR/MN/UFRJ), ampliando nossa atuação extramuros e abrindo novo espaço de troca entre profissionais e estudantes de Conservação, Museologia, Arquivos, Patrimônio e afins, é que foi criada a 2ª Semana da Conservação do Museu Nacional.

A ideia é congregar em um evento agentes dispostos a partilhar pesquisas, experiências, investigações, resultados e conhecimentos, de um campo que diariamente abandona a alcunha do “restrito”, pois, Patrimônio é cultura. Patrimônio é construção. Patrimônio somos todos. Patrimônio é de todos. Partindo do êxito da primeira edição, em 2016, lançamos a de 2017, que acontecerá de 08 a 10 de novembro no auditório Roquete Pinto, no Museu Nacional, com o tema “Educação Patrimonial, Preservação, Formação e Museus”. Neste evento propomos o diálogo entre Educação e Patrimônio recebendo profissionais envolvidos com a temática e dispostos a contribuir, trocar experiências institucionais e reiterar a necessidade de cooptar interessados na Preservação Patrimonial.

O Formulário de inscrição estará disponível até o dia 18 de outubro de 2017, no seguinte endereço: https://www.eventbrite.com.br/e/2a-semana-de-conservacao-do-museunacional-tickets-38288473856.

Poderão apresentar trabalhos na 2ª Semana de Conservação do Museu Nacional, profissionais e estudantes da área de Conservação, Museologia, Arquivologia, História, Biblioteconomia, Educação e afins.

Os interessados deverão enviar seus resumos até o dia 15 de outubro de 2017.

As contribuições devem respeitar a temática do evento, focando nos seguintes eixos:

  • Patrimônio: Museus, Arquivos, Bibliotecas
  • Desafios para profissionais de Conservação
  • Outros Patrimônios / Narrativas de Vida

Mais informações no edital em anexo.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas