Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

2º Encontro Anual de Economia Política | extensão do prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Economia

Chamada de comunicações

2º Encontro Anual de Economia Política: democracia, desenvolvimento, desigualdade
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
1-2 Fevereiro 2019

 

Respondendo ao apelo de vários colegas, a Comissão Organizadora do 2º Encontro Anual de Economia Política decidiu estender o prazo para envio de propostas de comunicações até ao dia 8 de Outubro.
 

Datas Importantes

Envio de Propostas: 8 de Outubro de 2018
Notificação de Aceitação: 22 de Outubro de 2018
Inscrição e Pagamento: 31 de Outubro de 2018

 

No ano em que se assinala o 45º aniversário do 25 de Abril, o 2º Encontro da Anual de Economia Política coloca no centro do debate dois dos três D’s originais – democracia e desenvolvimento – e um novo D que está eventualmente em contradição com estes – a desigualdade. Sem rivais sistémicos à escala global, o capitalismo contemporâneo é marcado por disparidades socioeconómicas crescentes, pelos espectros da estagnação e da impotência democrática. Propõe-se, assim, uma reflexão colectiva informada e plural sobre as políticas de desenvolvimento e sobre as melhores escalas para as efetivar e legitimar; uma reflexão sobre os meios, mas também sobre os fins. 

É nesse contexto que a Associação Portuguesa de Economia Política anuncia a chamada de comunicações para o 2º Encontro Anual de Economia Política, a ter lugar em Coimbra, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com o tema “Democracia, Desenvolvimento, Desigualdade”. O encontro visa juntar todos aqueles que, nas mais diversas áreas disciplinares, considerem que a economia política, na sua pluralidade de abordagens, pode ajudar a aprofundar o conhecimento sobre a complexidade das sociedades considerando os seus “contextos institucionais, históricos e geográficos” e “entendendo os fenómenos económicos como sendo eminentemente configurados por factores de ordem social, política, jurídica, cultural, tecnológica e ecológica” (da Declaração de Princípios).

Aceitam-se comunicações que tratam, entre outros, os seguintes temas:

  • Desenvolvimento: contextos, atores, meios e fins;
  • Democracia, pós-democracia e integração;
  • Desigualdade, igualdade e políticas públicas;
  • As lógicas da globalização e da desglobalização;
  • Economia Política e deliberação democrática.

Podem ser apresentadas propostas de comunicações ou de painéis temáticos compostos por 4 comunicações, sobre os temas referidos e ainda sobre quaisquer temas considerados relevantes para o avanço da Economia Política.

As propostas de comunicações devem conter a seguinte informação:
i) Nome, filiação institucional e endereço de e-mail do(s) proponente(s);
ii) Título da comunicação;
iv) Resumo desenvolvido (500-600 palavras);
iv) 4 palavras-chave.

As propostas de painéis devem conter a seguinte informação:
i) Nome, filiação institucional e endereço de e-mail do(s) proponente(s) da sessão e dos participantes;
ii) Título da sessão e das comunicações;
iii) Resumo desenvolvido da sessão e das comunicações (500-600 palavras cada);

As propostas deverão ser enviadas para o seguinte endereço: eaep2019@fe.uc.pt

Comissão Científica

Álvaro Garrido (FEUC), Ana Costa (ISCTE-IUL), André Barata (UBI), Carlos Pimenta (Univ. Porto), Francisca Guedes de Oliveira (Univ. Católica Porto), Joana Pereira Leite (ISEG, Univ. Lisboa), João Guerreiro (Univ. Algarve), José Luís Cardoso (ICS), Manuel Branco (Univ. Évora), Paula Duarte Lopes (FEUC/CES), Pedro Hespanha (FEUC/CES), Pedro Ramos (FEUC), Ricardo Cabral (Univ. Madeira), Teresa Barata Salgueiro (Univ. Lisboa).

Comissão Organizadora

Ana Cordeiro Santos (CES), Aurora Teixeira (FEP), Eduardo Castro (Univ. Aveiro), João Rodrigues (FEUC/CES), José Reis (FEUC/CES), Nuno Ornelas Martins (Univ. Católica Porto), Sara Moreno Pires (Univ. Aveiro), Sílvia Portugal (FEUC/CES), Vítor Neves (FEUC/CES).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas