Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

2º Colóquio "Saudade Perpétua" - Arte, a Cultura, e o Património do Romantismo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Arte, História, Cultura, Património, História de Arte

Chamada de Comunicações para o 2º Colóquio “Saudade Perpétua”
Arte, Cultura e Património do Romantismo
Ponta Delgada (Açores), 28-30 de Setembro de 2018


Organização: Grupo de Investigação “Património, Cultura e Turismo” do CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (Universidade do Porto) | Grupo “Saudade Perpétua”


Embora mantendo-se o tema geral e os objectivos daquele que foi primeiramente realizado em 2016 (em Vila Nova de Gaia e no Porto), o 2º Colóquio "Saudade Perpétua", a realizar-se na Ilha de São Miguel, nos Açores, em 28-30 de Setembro de 2018, terá dois painéis:

  • um, de carácter temático, com comunicações dedicadas às Artes Gráficas no Romantismo;
  • outro, de carácter geral, no qual serão enquadradas as demais comunicações que versem a Arte, a Cultura, e o Património do Romantismo.

As actas reflectirão esta divisão em dois painéis - um de carácter temático e outro de carácter mais genérico - podendo vir mesmo a ser publicadas em volumes separados.
 
É geralmente considerado que o Romantismo expressa-se em Portugal de forma mais marcada no período de 1834 a 1910, correspondente ao Liberalismo. Apesar disso, porque em determinadas áreas do conhecimento e das artes, assim como em certas franjas sociais, são conhecidos diversos fenómenos pré-românticos e também tardo-românticos, ao 2º Colóquio “Saudade Perpétua”, podem ser propostas comunicações inéditas sobre qualquer tema que se enquadre no Romantismo num sentido lato.

Estes são alguns temas possíveis, apenas a título exemplificativo:

Instituições, Sociedade, Moda, Publicidade, Etnografia e Costumes, Urbanismo, Arquitectura e Paisagismo (quintas, palacetes, hospitais, museus, teatros, estações, edifícios administrativos, escolas, mercados, conventos extintos, fábricas, bairros operários, estâncias de veraneio, mirantes, estufas, termalismo e vilegiatura, arquitectura popular, mobiliário urbano, monumentos públicos, cemitérios e tumulária, estatuária, azulejaria, estuques, pintura mural, etc.), Belas Artes, Artes Decorativas e Artes Industriais (cenografia, pintura, gravura e litografia, fotografia, caricatura, mobiliário, joalharia, escultura, cantarias de ornato, serralharia e fundição, faiança, terracota e olaria, etc.), Música, Literatura (incluindo memórias, relatos de viagens, álbuns, cartas de amor, obituários, etc.), Imprensa, Ciência, Tecnologia, Indústria, Famílias e personalidades (titulares, políticos e diplomatas, negociantes, brasileiros de torna-viagem, artistas, editores e jornalistas, professores, médicos, etc.).

 
Serão também consideradas as propostas de comunicação que abordem o Património tangível e intangível do período Romântico, nomeadamente como recurso turístico, e aquelas que estabeleçam paralelismos com o Romantismo em culturas próximas à portuguesa, ou em culturas que serviram de modelo ao Romantismo português.
 
Para o painel temático deste 2º Colóquio “Saudade Perpétua”, daremos prioridade às propostas de comunicação que, de algum modo, se enquadrem no tema das Artes Gráficas no Romantismo, nomeadamente as propostas que incidam sobre:

  • artistas, artífices, fabricantes, e revendedores (tipografias, editoras, papelarias, desenhadores, gravadores, litógrafos, encadernadores, fábricas de papel, fundições de tipos, etc.);
  • processos técnicos (gravura, processos litográficos, outros processos de impressão, carimbos, reproduções fotográficas, etc.);
  • suportes e finalidades (imprensa ilustrada, caricatura, publicidade, catálogos, livros, estampas pedagógicas, mapas, encadernações, cartões fotográficos, facturas, cartões de visita, rótulos, embalagens, diplomas, leques, papel de carta, papel-moeda, títulos e acções, selos, ex-libris, cartas de armas, partituras, estampas religiosas, papel de parede, etc.);
  • evolução estética, desde o Classicismo até à Art Déco (vinhetas, tarjas, frisos, paráfises e outros ornatos, caracteres impressos e arte caligráfica, etc.);
  • modelos e imitações, recurso a artistas e artífices não portugueses;
  • iconografia (objectos, símbolos e representações alegóricas, monogramas, medalhística e falerística, retratos, vistas, etc.).

Podem ser apresentadas propostas de comunicação em português, inglês, espanhol, italiano, e francês. Contudo, os trabalhos do colóquio serão conduzidos em português.
 
Os interessados podem enviar a sua proposta de comunicação até 31 de Março de 2018, para saudadeperpetua@gmail.com ou utilizando o formulário de contacto em http://saudadeperpetua.weebly.com/contacto.html
 
Todas as propostas de comunicação devem conter, por esta ordem:

  • Título, nome do(s) autor(es) e filiação institucional (se aplicável).
  • Resumo, com um máximo de 350 palavras, no qual o proponente deverá explicitar sucintamente qual a questão central da sua comunicação e o que pretende trazer de novo sobre a mesma. O resumo deve vir acompanhado de, pelo menos, três palavras-chave.
  • Uma nota bio-bibliográfica com o máximo de 100 palavras para cada autor.

Propostas de comunicação que não incluam todos estes elementos não serão consideradas.
Os membros da Comissão Científica que pretendam propor comunicação estão dispensados de remeter a nota bio-bibliográfica.
 
Embora haja um painel temático e um painel geral, o 2º Colóquio "Saudade Perpétua" não terá sessões paralelas. Todas a sessões serão plenárias. Caso o número de propostas aprovadas pela Comissão Científica venha a ser superior ao limite máximo previsto para o conjunto das sessões e haja autores com mais do que uma proposta aprovada, estes poderão ter de prescindir de apresentar uma das suas propostas de comunicação.
 
Os resultados da submissão de propostas de comunicação serão comunicados até ao fim de Junho de 2018.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas