Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

1917: o ano decisivo na Primeira Guerra Mundial?

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, História

Este seminário - co-organizado pelo Instituto da Defesa Nacional, o Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - procura analisar o impacto do ano de 1917, considerado pela historiografia contemporânea como o momento charneira na evolução da 1ª Guerra Mundial, e que marcou indelevelmente a história subsequente do mundo. Visa igualmente examinar os efeitos desse ano na posição internacional das pequenas potências, nesse momento e nos anos subsequentes. Pretende finalmente enquadrar a situação de Portugal no ano de 1917 e os impactos que os acontecimentos desse ano produziram na evolução futura do país.

Sophie De Schaepdrijver (Pennsylvania State University, Department of History) fará a conferência de abertura do seminário.

O seminário contará igualmente com um painel que tem por tema “1917 em debate” e em que participarão Luís Nuno Rodrigues, Fernando Martins e Bruno Cardoso Reis.

Este evento insere-se no projeto de investigação “Pensar Estrategicamente Portugal: A Inserção Internacional das Pequenas e Médias Potências e a Primeira Guerra Mundial”, actualmente desenvolvido pelo Instituto da Defesa Nacional, e que conta com a parceria do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

O projeto de investigação, em que se insere este seminário, é apoiado pela Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial.

PROGRAMA COMPLETO

INSCRIÇÕES

Organização:

António Paulo Duarte (IDN; IHC - NOVA FCSH)
Bruno Cardoso Reis (ICS-ULisboa)
Ana Paula Pires (IDN; IHC - NOVA FCSH)

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas