Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Início: Fim: Países: Brasil

Artes visuais, Eventos, Media

13º Encontro Internacional de Música e Mídia
Os sons que vemos, as imagens que ouvimos: Música e audiovisual
São Paulo, 20 a 22 de setembro de 2017
EM&T – Escola de Música e Tecnologia

O 13º Encontro Internacional de Música e Mídia propõe uma ampla discussão sobre as linguagens audiovisuais e suas formas de consumo e circulação social convida os interessados a participarem das discussões, como ouvintes, dentro dos eixos temáticos, a seguir:

Eixos temáticos

1. Do som que vemos à imagem que ouvimos: Inúmeras cosmogonias relatam a inauguração do universo a partir de um som poderoso, relacionado a manifestações da natureza. Essa forma de associação simbólica foi transferida para a decodificação de outros eventos sonoros, transferidos para a música: A sinestesia a associação semântica passou a ser uma das habilidades do compositor, da “teoria dos afetos” à contemporaneidade. Quanto à imagem, as pinturas rupestres já registram o mundo circundante, mas mudo. As preocupações entre correspondências entre a música- assim como as demais linguagens sonoras – e as visuais ganham força com o surgimento das mídias. Este eixo pretende abordar situações em que a música “quer dizer algo”, mas relacionada formalmente com as linguagens visuais.
  2. Música, audiovisualidades e mediações:  Questões que envolvem mercados e economia política tanto do mainsntream como dos novos arranjos e novos atores nos processos de produção audiovisuais como videoclipes, peças publicitárias, telenovelas, cinema, videogames, entre outros produtos da cultura midiática. Este eixo contempla também estudos de recepção, fãs e práticas de consumo (material e simbólico) de produtos audiovisuais, bem como as tecnicidades envolvidas nestes processos.
  3. Abordagens metodológicas e criação: Este eixo pretende dar voz e vez aos estudos relativos às linguagens audiovisuais, através de apresentação de propostas criativas e novas perspectivas teóricas sobre o tema, além das poéticas da linguagem. Serão aceitas as propostas descritas em formato texto de sua realização audiovisual, ou mesmo propostas de texto descrevendo tais formas metodológicas de aproximação às linguagens audiovisuais.

Inscrição para ouvintes.

Organização
Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid)
Universidade Paulista (UNIP)