Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018
Congressos

13° Congresso Alemão de Lusitanistas | Chamada para secções

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Alemanha

Chamada para STs, Estudos Luso-Afro-Brasileiros

13° Congresso Alemão de Lusitanistas
Espaços, fronteiras e passagens no mundo de língua portuguesa
11 a 14 de setembro de 2019
Universidade de Augsburgo


O 13° Congresso Alemão de Lusitanistas focaliza a espacialidade do mundo de língua portuguesa. Variedades linguísticas, literaturas e as particularidades específicas de fenômenos culturais são localizáveis, isto é, elas se manifestam em regiões geográficas determinadas e estão delimitadas local e temporalmente. Mas onde tem fronteiras, também existem brechas, pontes e outras conexões que permitem a passagem de um espaço ao outro, seja de pessoas ou de textos que entram em contato. No Congresso Alemão de Lusitanistas de 2019 queremos discutir onde se situam os espaços, as fronteiras e as passagens com relação ao mundo de língua portuguesa.

Partindo de conceitos de espaço, experiências-limite, movimentos migratórios, conceitos de memória etc. caberá discutir no 13º Congresso Alemão de Lusitanistas as seguintes questões: Em que lugar mídias, literaturas, culturas, historiografia, narrações, variedades linguísticas e traduções constroem fronteiras ou se deparam com elas? Como essas fronteiras se superam? Onde se produzem entrelaçamentos, confusões, sobreposições, diálogos e deslocações? Em conformidade com as novas pesquisas sobre trans-culturalidade, caberá explorar que tipos de transculturação podem ser rastreadas – tanto sincrônica quanto diacronicamente –, que papel desempenham nisso as passagens e transições, quais construções e reconstruções resultam justamente das transições e interseções e onde está o potencial criativo e produtivo das culturas de língua portuguesa na sua diversidade? A base serão os textos do mundo lusófono e o estudo deles, textos escritos e orais, traduzidos e transcritos, literários, cinematográficos, fotográficos, musi-cais, mas sempre textos. Igualmente podem ser analisadas questões de pesquisa em relação a construções discursivas de identidades transnacionais, estratégias de apaga-mento e traçado de limites, assim como a constituição bilateral de espaços e culturas que são caracterizadas, em parte, por constelações de poder. Além dessas questões será discutido o contato de línguas e culturas, espaços semânticos e travessesias de fronteiras no sentido de transferência translatória.

A Associação Alemã de Lusitanistas e a Universidade de Augsburgo gostariam de ofere-cer com este congresso a possibilidade de discutir e (re)localizar os espaços, as fronteiras e as passagens no mundo de língua portuguesa. Justamente, são essas travessias e passagens entre nossas abordagens por vezes muito heterogêneas dos temas do espaço de língua portuguesa que revelam uma imagem particularmente rica da nossa lusitanística diversa, viva e, no sentido mais puro, transcultural.

Portanto, estamos ansiosos/as para receber numerosas propostas de seções de diversas disciplinas da linguística, dos estudos literários, midiáticos, culturais e didáticos.

Pedimos por gentileza que enviem as propostas de seções até dia 31 de agosto de 2018 à presidente da Associação Alemã de Lusitanistas, Profa. Dra. Kathrin Sartingen (kathrin.sartingen@univie.ac.at), com cópia ao organizador do 13º Congresso Alemão de Lusitanistas, Prof. Dr. Joachim Steffen (joachim.steffen@philhist.uni-augsburg.de).

Mais informações no portal da Associação Alemã de Lusitanistas (DLV).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas