Quinta-feira, 28 de Março de 2024

1.as Jornadas de Turismo do Instituto Politécnico de Tomar

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Eventos, Património, Património Cultural, Religião, Turismo

O Instituto Instituto Politécnico de Tomar promove nos dias 15 e 16 de dezembro as Primeiras Jornadas de Turismo, subordinadas à temática Turismo cultural e religioso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento.

As jornadas pretendem colocar em discussão o turismo cultural e religioso como oportunidade de desenvolvimento do território. A Estratégia para o Turismo 2027 (Diário da República, 1.ª série — N.º 187 — 27 de setembro de 2017), identifica cinco ativos diferenciadores para a valorização do território e das comunidades, através de uma linha de atuação que passa pela estruturação e promoção de ofertas que respondam à procura turística, de âmbito regional, sub-regional e local, tendo em vista a sustentabilidade e competitividade dos territórios. Roteiros e itinerários temáticos ligados ao património cultural e religioso, caminhos de Fátima e de Santiago são exemplos referenciados com forte vocação turística de âmbito histórico-cultural e/ou natural, tendo subjacente os ativos turísticos estratégicos nacionais. Neste contexto, estas 1ªs Jornadas de Turismo tem como principais objetivos partilhar ideias e experiências sobre o futuro do turismo cultural e religioso e refletir sobre estratégias para o desenvolvimento do Turismo numa cidade marcada pelo seu património cultural e religioso, onde estes recursos endógenos devem ser aproveitados e valorizados como fator de qualificação e diferenciação.

Mais informações e inscrições: http://www.jornadasdeturismo.ipt.pt/.